RITOS E COMPORTAMENTOS DA CULTURA NACIREMA

676 palavras 3 páginas
RITOS CORPORAIS ENTRE OS NACIREMA

Estudiosos na área de antropologia, impressionaram-se com os costumes dos povos Nacirema. E ainda hoje, a cultura deste povo permanece incompreendida. Embora os antropólogos estejam acostumados a estudar, e tomar conhecimento de muitas culturas e costumes diferentes, no entanto, os Nacirema, com sua maneira de viver e seus rituais bem inusitados, pareceu bem aos estudiosos, descrevê-los como exemplo de extremo tal, que o comportamento do ser humano pode chegar.

Os Nacirema, é um grupo norte-americano, que vive no território entre o Canadá e o México. Mas, a origem deles, ainda é pouco conhecida. De acordo com a mitologia deste povo, foi um herói cultural, conhecido por sua façanha e coragem, chamado Notgnihsaw, que deu origem a esta nação.

Vale citar, que a economia de mercado deste povo, é altamente desenvolvida, e o povo dedica muito o tempo deles às atividades econômicas, porém, boa parte do dia são gastos ou dedicados às atividades rituais. Sendo que, essas atividades são focadas no corpo humano, como também a aparência e a saúde, são os interesses que dominam este povo.

Acredita-se, que a crença fundamental, parece ser a da que o corpo humano, é asqueroso, e que tende à debilidade e a doença. Pensam que presos neste corpo, a única saída é usufruir de poderosas influências do ritual e do cerimonial. Este povo possui em suas casas, um ou mais santuários devotados a este propósito. De acordo com o poder econômico do indivíduo, ele pode ter vários santuários, e de melhor qualidade, o que define a fartura desta casa.
As cerimônias domésticas, não são feitas coletivamente, mas sim, individuais e secretas.
Nestes santuários, existem uma caixa ou um cofre, aonde eles guardam vários encantamentos e poções mágicas, os quais, os nativos acreditam serem essenciais para sobreviverem.

Os Naciremas, possuem médicos-feiticeiros, ervatários e os sacerdotes-da-boca, os quais, auxiliam a população, devendo serem

Relacionados