Rito adonhiramita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTRUÇÕES AOS MAÇONS ADONHIRAMITAS
APRENDIZ
PRIMEIRA INSTRUÇÃO

“Nada é tão oculto que não possa ser conhecido, ou tão secreto que não possa vir à luz. O que vos digo nas trevas que seja dito naluz. E o que ouvirdes em sussurro, proclamai do alto do edifício” (Senhor Jesus Cristo)


A Maçonaria é uma associação ou uma ordem de caráter universal que agrega homens de todo e qualquer credoreligioso, raça e nacionalidade. Seus membros são escolhidos dentre os outros para participarem da sociedade por suas qualidades intelectuais e morais, e convidados a participarem da maçonaria com oobjetivo de auxiliarem na construção de uma sociedade humana que seja fundada no amor fraternal entre os homens e o universo. Os maçons cultivam qualidades como amor a Deus, a família, ao próximo e apátria, e virtudes como a sabedoria e a tolerância, constantemente buscando a verdade sob o lema: liberdade, Igualdade e Fraternidade, dentro dos princípios da justiça e da razão.

a) A Liberdade – éa tônica das pregações, dos ensinamentos. A Liberdade é infinitamente mais importante do que as demais metas maçônicas, porque sem ela as outras não podem subsistir, Sem Liberdade, a vida é cargapesada, é nau à deriva, sem rota e sem destino. Maçonaria é Liberdade.

b) A Igualdade – é um dos magnos princípios maçônicos, já que a Maçonaria considera iguais todos os homens, independentemente deraça, cor, nacionalidade e credo religioso. Um maçom deve cultivar a igualdade como se fosse uma virtude! As diferenças sociais ferem e aviltam; a operosidade maçônica detém-se, também, nesse campo.Ao analisarmos o que se pratica habitualmente em Maçonaria encontramos vestígios da Igualdade permeando todo o tecido orgânico maçônico, sob o amparo da Tolerância. Começando pelo tratamentofraterno – todos os Maçons são Irmãos – qualificação que confere aspecto importante da Igualdade maçônica, a IGUALDADE FRATERNAL, na qual expressamente, o Maçom, já na sua Iniciação, afirma o direito de...
tracking img