Ritmo do sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ritmo do sistema

O Fordismo respondeu as necessidades da época, pois as pessoas se preocupavam muito com bens materiais ,e a Ford ofereceu esse bem em forma de um carro(modelo T), no qual era deuso fácil e custo não muito caro.
Criador e construtor deste automóvel, Henry Ford comandava essa empresa ,e com o tempo criou uma linha de montagem e um método de produção , no qual reduzia o tempode fabricação significativamente.Com o método ele passou a produzir muito mais unidades por dia e ainda conseguiu reduzir o preço de custo.
O Fordismo contribuiu para a administração cientifica , maistambém teve seu lado ruim , que deve ser por esses métodos que começaram a surgir os riscos ergométricos .Pois os funcionários eram programados a fazerem as mesma tarefas repetitivamente diante deuma esteira rolante e em ritmo excessivo, fato que provocava uma alienação física e psicológica nos operários, que não tinham noção do processo produtivo do automóvel ,somando se a pouca perspectiva deascensão profissional.
Frederick Taylor realizou um estudo de tempo e movimento que tinha como objetivo dividir uma tarefa em etapas padronizadas em um conjunto de regras, no qual teve uma incrívelmelhora nas tais tarefas. O funcionário deveria apenas exercer sua função/tarefa em um menor tempo possível durante o processo produtivo, não havendo necessidade de conhecimento da forma como sechegava ao resultado final. .Esse estudo denominado Taylorismo, que também pode ser chamado de administração cientifica era um método de controle obsessivo, na qual as pessoas eram controladas sem que elaspercebessem.
Podendo ocorrer vários riscos teriam que tomar decisões como: melhoria no processo de trabalho, melhores condições no local de trabalho, modernização de máquinas e equipamentos,melhoria no relacionamento entre as pessoas, alteração no ritmo de trabalho, ferramentas adequadas, postura adequada, etc.

Conclusão

Tanto o taylorismo quanto o fordismo tinham como objetivos a...
tracking img