Riscos e beneficios dos videogames

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
SENAI-LAGES
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES



RISCOS E BENEFÍCIOS DOS VIDEOGAMES

MARLON MARCELINO DE AQUINO DE SOUZA

PROFESSOR : ILSON SEBASTIAO CORDEIRO DE BARROS

LAGES-SC
2011

MARLON MARCELINO DE AQUINO DE SOUZA

RISCOS E BENEFÍCIOS DOS VIDEOGAMES

Trabalho apresentado ao curso de programação do serviço nacional de aprendizagemindustrial – Lages – como requisito parcial de aprovação da unidade curricular comunicação oral e escrita.

Lages – SC
2011
SUMÁRIO

Introdução............................................................................................................1
Riscos e Benefícios dos Videogames...................................................................2Conclusão.............................................................................................................8
Referências...........................................................................................................9

INTRODUÇÃO

Atualmente percebe-se tanto uma preocupação dos profissionais das áreas da saúde e da educação, como também dos pais, no impacto das possíveis interferências que o videogam e podecausar não só no desempenho escolar, mas também nos relacionamentos interpessoais dos adolescentes, sendo esse o grupo que apresenta maior risco de sofrer as conseqüências do uso excessivo dessa ferramenta (Wan & Chiou, 2006; Kandell, 1998; Young, 2001). Por outro lado, é fundamental considerar que a influência causada pelo videogame pode ter conseqüências positivas sobre o desenvolvimento.
Ojogo é considerado um componente cultural capaz de retransmitir, ao mesmo tempo em que recria, a cultura do indivíduo, possibilitando o “exercício da criatividade humana”, sendo visto como um conjunto de regras que estabelece concepções geradas pela sociedade, principalmente devido à existência de um mecanismo próprio, inerente a ele, que consiste basicamente em um esquema de relações e obrigações,fazendo com que o jogador seja direcionado, de maneira intrigante, gratuita e alegre à tomada de decisões (Huizinga apud Moita, 2007; Moita, 2007). Dessa forma, os jogos são formas estruturadas de diversão que tem como característica básica o prazer, podendo ser usada como ferramenta educacional.

RISCOS E BENEFÍCIOS DOS VIDEOGAMES

Historicamente, os primeiros computadores foram disseminadosprincipalmente nas universidades, a partir da década de 60 e, justamente nesse ambiente começaram a surgir os primeiros jogos para essa plataforma (Vorderer & Bryant, 2006), como o “Pong”, o primeiro jogo de videogame comercial desenvolvido pela Atari, na década de 70. Desde a criação desse primeiro jogo, o qual se tratava de uma simulação de uma partida de tênis de mesa para um único jogador, atéatingir mais de centenas de jogadores ao mesmo tempo em jogos online, por meio do mundialmente reconhecido fenômeno de vendas World of Warcraft, muito tempo transcorreu dentro do setor de games e uma revolução da forma de experimentar os jogos tem sido vivenciada, nunca antes estando tão em evidência no mundo como atualmente. O videogame tem um lugar bastante importante na história da cultura, umavez que foi a primeira mídia a combinar imagens em movimento, sons e interação em tempo real (Wolf, 2008). Esses estímulos, segundo Moita (2007), fazem com que os conhecimentos cheguem ao indivíduo sem nenhuma imposição, de tal forma que a aprendizagem ocorre por ser do desejo do indivíduo, sendo este desejo, segundo Fernández (2001), requisito indispensável para que ocorra a aprendizagem.
Asdezenas de categorias diferentes de jogos, tais como aventura, infantil, esportes, terror, policial, estratégia, simulações, dança, luta, e os jogos de mmorpg (massive multiplay online role playing games), entre outros, são exemplos de toda essa revolução tecnológica que só foi possível por um avanço profundo nas tecnologias de hardwares e softwares visuais e de design de games, que permitiram...
tracking img