Riscos ocupacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

Oslyeudeson dos Santos Batista1 Elianne Maria Pinheiro Mota2 Tereza Ludimila de Castro Cardoso3

PRODUÇÃO CIENTIFICA ACERCA DE RISCOS OCUPACIONAIS E DE MEDIDAS PREVENTIVAS NO ÂMBITO DA ENFERMAGEM

JOAO PESSOA-PB 2010
1 2

Discente docurso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho. Discente do curso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho. 3 Discente do curso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho.

2

Oslyeudeson dos Santos Batista4 Elianne Maria Pinheiro Mota5 Tereza Ludimila de Castro Cardoso6

PRODUÇÃO CIENTIFICA ACERCA DE RISCOS OCUPACIONAIS E DE MEDIDAS PREVENTIVAS NO ÂMBITO DA ENFERMAGEM

ArtigoCientífico apresentado à Coordenação Do Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho, ministrado pelas Faculdades Integradas de Patos, em cumprimento às exigências para a obtenção do título de Especialista.

Professor: Mª Solange da Costa

JOÃO PESSOA-PB 2010
4 5

Discente do curso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho. Discente do curso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho. 6Discente do curso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho.

3

PRODUÇÃO CIENTIFICA ACERCA DE RISCOS OCUPACIONAIS E DE MEDIDAS PREVENTIVAS NO ÂMBITO DA ENFERMAGEM

Oslyeudeson dos Santos Batista7 Elianne Maria Pinheiro Mota8 Tereza Ludimila de Castro Cardoso9

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar os principais riscos existentes no ambiente hospitalar nas literaturasonline, assim como ampliar o conhecimento acerca desses riscos ais e de medidas preventivas no âmbito da enfermagem. O caminho percorrido para abordar o tema proposto foi investigar modalidades de riscos na enfermagem, assim como medidas preventivas em periódicos on line no período de 2006 a 2010. Os resultados evidenciaram que o risco psicossocial foi o mais freqüente entre os demais. Uma vez que osprofissionais da enfermagem lidam constantemente com fatores estressantes, contribuindo dessa forma para o desencadeamento deste risco. Foi destacado que dentre as medidas preventivas mais abordadas à educação continuada ainda continua sendo a melhor alternativa para prevenção e atenuação dos riscos. Palavras-chave: Risco Ocupacional. Prevenção. Enfermagem.

Abstract This study seeks to extendthe knowledge the occupational risks and preventive measures nursing. The path to address the theme was to investigate modalities of risk in nursing, as well as preventive measures in online journals, from 2006 to 2010. The results showed that psychosocial risk was the most frequent among the others. Once that the professionals of nursing constantly deals with stressful factors, contributing thisway to the initiation of this risk. It was highlighted that among the preventive measures most discussed the continued education still remains the best alternative to prevention and attenuation of risks. Word-keys: Occupational Risks. Prevention. Nursing.
7 8

Discente do curso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho. Discente do curso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho. 9 Discente docurso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho.

4

1 Introdução

Na atual condição de globalização, a competitividade gerada na busca de novos mercados visando o crescimento da produtividade e, conseqüentemente, dos lucros, implica a redefinição dos processos produtivos e novas formas de organização do trabalho. Como conseqüência dessa estruturação ocorre o desemprego, a rotatividade daforça de trabalho, a introdução de processos perigosos e o aumento de riscos ocupacionais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a (OIT), a globalização é um fator que pode contribuir para o aumento da incidência de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho e de mortalidade. As doenças ocupacionais e os acidentes relacionadas ao trabalho matam anualmente 1,1 milhão de pessoas em...
tracking img