Riscos ocupacionais para a equipe de enfermagem na emergência hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Riscos Ocupacionais para a Equipe de Enfermagem na Emergência Hospitalar Occupational Risks for the Nursing team on Eme rgency Hos pital Rosalvo de Castro Dourado Neto 1 Eliã Siméia Martins dos S. Amorim2 RESUMO: Risco ocupacional é uma problemática enfrentada pela equipe de enfermagem, ainda mais quando se trata do trabalho na unidade de emergência. Nesta perspectiva, este estudo de análisequalitativa teve como objetivo geral identificar os principais riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores de enfermagem de uma unidade de emergência hospitalar. Os dados foram coletados por meio de um questionário se mi- estruturado. Nos resultados de onde foram constatados que os trabalhadores estão expostos a riscos de acidentes relacionados aos procedimentos de assistência aospacientes e ao ambiente laboral, sendo o risco biológico como o mais citado. Notou-se que a maioria dos trabalhadores utilizava EPI’s em suas atividades e que consideram o seu uso de bastante importância como medida de segurança. Co ncluiu- se então que são necessárias mudanças no ambiente de trabalho para minimizar os riscos em procedimentos de assistência e no ambiente laboral, além detreinamento, conscientização de práticas seguras e fornecimento de dispositivos de segurança aos trabalhadores. PALAVRAS-CHAVE: Riscos Ocupacionais. Saúde Ocupacional. Equipe de Enfermagem. Emergência Hospitalar. ABSTRACT: Occupational risk is a problem faced by the nursing staff, especially when it comes to work in the emergency department. Accordingly, this study qualitative analysis aimed at identifyingthe main occupational hazards to which workers are exposed to the nursing unit of a hospital emergency. Data were collected through a semi-estrururado, In the results, it was found that workers are exposed to risks of accidents related to the procedures for patient care and the working environment, and biological risk as the most cited. It was noted that most workers used PPE's in their activitiesand to consider their use of some importance as a safety measure. It was also concluded that changes are needed in the workplace to minimize risks in the handling procedures and work environment, as well as training, awareness of security and provision of safety devices for workers. KEYWORDS: Occupational Risks. Occupational Health. Nursing Team. Emergency Hospital.

1 2

Enfermeiro. UCSal –Ba; Pós graduando em Urgência e Emergência pela IBPEX. E-mail: ruan.ro.val@hotmail.co m Pedagoga. Especialista em Met. do Ensino Superior – FUSVE - RJ; Mestre em Tecnologias da Inf. e Co municação– UFC; Professora de Metodologia Científica – IBPEX. E-mail: eliasimeia@yahoo.com.br

2

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo teve como objetivo geral identificar os riscos ocupacionais que existem naemergência do Hospital Regional Drº Mário Dourado Sobrinho e como objetivos específicos: identificar os principais riscos ocupacionais aos quais estão expostos os trabalhadores de enfermagem da emergência, segundo sua percepção e categoria profissional; conhecer se os profissionais de enfermagem da emergência utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) em suas atividades; destacar sugestõesda equipe de enfermagem sobre medidas para a redução de riscos.

Este estudo é de grande relevância para os trabalhadores dessa área, que estão sujeitos a esses riscos e que muitos desconhecem quais são tornando-se alvo de discussão quando são vítimas de algum tipo de acidente. Em virtude dessa consideração, é necessária a divulgação de informação sobre eles, para que se possam desenvolvermedidas de prevenção de doenças e promoção à saúde.

Este é um estudo descritivo de caráter qualitativo. A pesquisa possibilita a interpretação mais aprofundada das particularidades dos comportamentos ou atividades dos indivíduos.

2 EQUIPE DE ENFERMAGEM NA EMERGÊNCIA HOSPITALAR O trabalho de enfermagem, segundo Muller, et al (2008) é executado em diversos locais, mas são os hospitais que abrigam...
tracking img