riscos ocupacionais em supermercados




PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO

DE SAÚDE OCUPACIONAL

P.C.M.S.O.

NR-07.




SUPERMERCADO

SUPER BRÁS



CACHOEIRA DO SUL, MAIO DE 2010.



1 – INTRODUÇÃO



O PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL – PCMSO, tem por finalidade preservar a saúde do trabalhador em seu ambiente de trabalho, bem como prevenir possíveis patologias geradas pelo trabalho oupor seu ambiente.


Juntamente com o PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS – PPRA, vem compor o quadro, não estático nem definitivo, mantendo flexibilidade e sofrendo alterações de acordo com suas necessidades e variações ou eliminação de riscos, com o objetivo de manter a “Saúde da Empresa”, atendendo a Lei n.º 6514 (22/12/77) e suas Normas Regulamentadoras (NR), aprovadas pela Portarian.º 3214 (08/06/78).


O PCMSO tem por finalidade atender as determinações legais emanadas do Ministério do Trabalho, através da Norma de regulamentação n0 07 (NR-07) da portaria 3214 de 08 de junho de 1978, alterada em 29 de dezembro de 199, pela portaria n0 24, publicada no Diário Oficial da União de 30 de dezembro de 1994 e em vigor a partir da data da sua publicação.


O PCMSO é um programade assistência médica, elaborado pro médico do trabalho e implementado em sua empresa em benefício dos funcionários, no que diz respeito à prevenção dos danos causados à saúde por condição de trabalho adversas, ou agentes nocivos existentes no seu ambiente.


O escopo deste documento é programar para o período de 12 meses, ações na empresa no que se refere aos princípios de medicinapreventiva para todos os seus funcionários. Sendo assim, são analisados sob o ponto de vista da saúde ocupacional, as atividades realizadas pelos funcionários assim como os riscos ambientais. Estabelecendo uma programação de atos médicos, que culminarão com um Relatório Anual que sintetizará as atividades do exercício e disporá de elementos para o Programa do ano seguinte.

2 – CONSIDERAÇÕESPRELIMINARES:


Para aplicarmos o PCMSO em uma empresa é necessário que se tenha antes o PROGRAMA DE PREVENÇÃO DOS RISCOS AMBIENTAIS (PPRA – NR-09)

Entende-se por Riscos Ambientais, os riscos existentes no ambiente de trabalho, capaz de causar danos à saúde do trabalhador em função da natureza, concentração intensidade e tempo de exposição.


Os Riscos Ambientais podem serclassificados em:


RISCO FÍSICO: (NR - 15 anexo 1 a 10) – Todas as formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores tais como ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, bem como o infravermelho e o ultra-som.


RISCO QUÍMICO: (NR – 15 anexos 11 a 13) – Todas as substâncias compostas pó produtos que possam penetrar no organismo pela viarespiratória, nas formas de poeiras, fumos, nevoas, neblina, gases ou vapores, ou que pela natureza da atividade de exposição possam a ter contatos ou serem absorvidas pelo organismo através da pele ou por ingestão.


RISCO BIOLÓGICO: (NR-15 anexos 14) – São as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus entre outros, que possam vir causar doenças ao trabalhador.


RISCO ERGONOMICO:(NR-17) – São considerados aqueles, cuja relação do trabalho com o homem causa desconforto ao mesmo, podendo causar danos à sua saúde, tais como esforço físico intenso, postura inadequada, ritmos excessivos, monotonia e repetividade, e outros fatores que possam levar ao stress físico e psíquico.


RISCO DE ACIDENTES: - Considerados os equipamentos, dispositivos, ferramentas, instalações,proteções, e outras situações de risco, que possam contribuir para a concorrência de acidentes durante a execução do trabalho devido ao uso, disposição ou construção incorreta.






3 – DAS OBRIGATORIEDADES LEGAIS:

Todos os trabalhadores devem ter o controle de saúde de acordo com os riscos à que estão expostos. Além de ter uma exigência legal prevista no artigo 168 da CLT,...
tracking img