Riscos ocupacionais dos trabalhadores de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIENCIAS E TECNOLOGIA – FTC
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR E ENFERMAGEM DO TRABALHO

JOCIELE DA SILVA NASCIMENTO

RISCOS OCUPACIONAIS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM

Itabuna
2011
JOCIELE DA SILVA NASCIMENTO

RISCOS OCUPACIONAIS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM

Itabuna
2011
RISCOS OCUPACIONAIS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM

Jociele da SilvaNascimento1 , Lívia Silva Santos2
1 Discente do Curso de Pós-Graduação Saúde do Trabalhador e Enfermagem do Trabalho - FTC/BA – E-mail: jocielenascimento@yahoo.com.br
2Professor Orientador, Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC/BA –E-mail: liviasilsan@yahoo.com.br

RESUMO

Os riscos ocupacionais a que se sujeitam uma equipe de enfermagem tem sido alvo de muitas discursões, tornando-seum tema de suma importância, reflexo da relevância da segurança ocupacional como fator preponderante e garantidor da boa prática profissional e do respeito a vida. Diversas pesquisas apontam os riscos químicos, biológicos, ergonômicos e os riscos físicos como os principais riscos ocupacionais. Este artigo, discutindo e disponibilizando uma breve revisão de literatura sobre os riscos ocupacionais emsaúde, tem como objetivo torna-se um instrumento informacional, contribuindo para a atenuação da exposição de profissionais de enfermagem aos inevitáveis riscos a que a sua própria prática está sujeita.

Palavras-chave: Enfermagem, risco ocupacional, saúde.

ABSTRACT

Occupational hazards that are subject to a nursing team has been the subject of many discussions, becoming a subject ofparamount importance, reflecting the importance of occupational safety as a major factor and guarantor of good professional practice and respect for life. Several studies point to the chemical, biological, ergonomic and physical risks as the main occupational risks. This article, discussing and providing a brief literature review on occupational health risks, aims to become an informational tool,helping to mitigate the exposure of nurses to the inevitable risks that their own practice is subject.

Keywords: Nursing, occupational hazards, health.

1. INTRODUÇÃO

O trabalho constitui uma das práticas mais importantes da vida do ser humano, pois, através deste, o homem garante a sua existência e a de sua família. Pelo trabalho, o homem deve garantir também sua satisfação pessoal advindada sua realização e pelos resultados que seu esforço permite colher (Mauro et. al. 2004).
Mendes et al (1991) definiu a saúde do trabalhador como o processo de saúde e de doença dos grupos humanos, em sua relação com o trabalho, representando um esforço de compreensão deste processo – como e por que ocorre – e do desenvolvimento de alternativas de intervenção que levem à transformação em direçãoà apropriação pelos trabalhadores da dimensão humana do trabalho, numa perspectiva teleológica.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a globalização é um fator que pode contribuir para o aumento da incidência de doenças e acidentes de trabalho. As mesmas organizações relatam ainda que as doenças e os acidentes relacionados ao trabalhomatam, anualmente, 1,1 milhão de pessoas em todo o mundo (OMS 1999).
Renast (2006) afirmou que milhares de mortes, centenas de milhares de mutilações e milhões de agravos produzidos pelo trabalho poderiam ser evitados, anualmente, uma vez que os diversos riscos à saúde e seus agravos já são suficientemente reconhecíveis.
Embora esta seja a era da informação, ao iniciar a carreira profissional, amaioria dos profissionais de enfermagem não tem a exata noção dos Riscos Ocupacionais envolvidos no exercício da profissão, ressalta Silva (1998). Uma possível explicação para isto deve-se à recente importância dada aos riscos ocupacionais relativas ao exercício das profissões da área de saúde. A exemplo, Mendes et al (1991) reporta que a preocupação com os riscos biológicos surgiu somente a...
tracking img