Riscos geologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ....




Riscos geologicos












Geologia aplicada a Engenharia.












Professor:

















Panambi, 1° semestre de 2012.




Risco Geológico
Risco Geológico pode ser definido como "situação de perigo, perda ou dano, ao Homem e suas propriedades, em razão da possibilidade de ocorrência deprocessos geológicos, induzidos ou não" (Cerri, 1993).
Como podemos ver no esquema do anexo 1, o Risco Geológico esta associado dentro de Riscos ambientais, que por sua vez tem várias outras ramificações.
Os riscos geológicos correspondem à probabilidade de um acontecimento perigoso, associado aos fenómenos geológicos que fazem parte do funcionamento normal da estrutura do planetaTerra. Os riscos geológicos podem gerar perdas naturais e humanas.
Se dividem em dois tipos: Endogénos e Exógenos. Do trabalho conjunto da geodinâmica interna e externa, resultam inúmeras formas de relevo geográfico.
[pic]
A Geodinâmica Exógenos

Fenômeno ou processo geológico que se realiza na ou junto à superfície terrestre.
Os agentes geológicos exógenos referem-se àmudança de forças da natureza, envolvendo a atmosfera, hidrosfera e a superfície terrestre com forte atuação da energia emitida pelo sol e pela força da gravidade. Ou seja, é o conjunto dos processos de origem externa.
Os agentes da geodinâmica externa, constituem os agentes modeladores de relevo ou agentes erosivos, pois modelam o relevo que os agentes da geodinâmica interna criaram através daerosão.
Alguns exemplos de fenômenos ou processos exógenos:
- Avalanche
- erosão e transporte de sedimentos;
- intemperismo e Pedogênese;
*Avalanches


Uma avalanche é um dos fenômenos denominados por “movimentos de massa” e que fazem parte da dinâmica do relevo terrestre. Elas ocorrem sempre em locais bastante íngremes e constituem o deslocamento de parte do solo e/ou materialrochoso, gelo e neve.
Os movimentos de massa ocorrem sempre devido à instabilidade do material (solo, neve, gelo, rocha) ocasionada pela atuação da força da gravidade aliada a algumas características determinantes como a inclinação do terreno, presença ou não de vegetação, e principalmente, a presença de água. Outros fatores também influenciam nesse movimento, como a ocorrência de erosões,sismicidade, degradação das raízes da vegetação que “segura” o solo, tipos e estruturas de material favoráveis à instabilidade e pequenos deslizamentos.


[pic]
[pic]
Forte avalancha em Himalayas, próximo ao Monte Everest.

*Erosão


Este termo se designa ao processo ou conjunto de processos, tais como desgaste, transporte e acumulação, que transformam e modelam asuperfície da Terra.
Existem diferentes tipos de erosão:
• Erosão Eólica: erosão provocada pela ação direta do vento e das partículas por ele transportadas, dando origem às rochas em forma de cogumelos.

• Erosão Fluvial: erosão resultante da ação dos rios sobre a superfície da Terra; a erosão fluvial pode ser lateral (quando o desgaste é efetuado nas margens, provocando oalargamento dos vales) ou vertical (quando a erosão atua no aprofundamento do leito dos rios).

• Erosão Glaciar: erosão provocada pela ação dos gelos dos glaciares sobre os vales das montanhas enquanto deslizam lentamente em direção a regiões de menor altitude.

• Erosão Marítima: erosão sobre a costa provocada pela ação das ondas e das marés e pelos materiais que estes transportam e aindapela ação química da água do mar.

• Erosão Antropica: erosão causada pelos Seres Humanos. Não é uma erosão natural. Nós temos consciência e controle desse tipo de erosão.

[pic]
Erosão eólica, rochas metamórficas nos arredores de Puno

[pic]
Erosão fluvial


[pic]
Erosão glacial

[pic]
Erosão maritmica ou abrasão.



[pic]...
tracking img