Riscos em fundos de investimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RETORNO E RISCO EM FUNDOS DE INVESTIMENTO: UMA ANÁLISE DOS FUNDOS DI






RESUMO
Este trabalho teve seu foco nos fundos de investimentos, analisando principamentes os fundos DI, suas caracteristicas, seus riscos e o retorno esperado, e, como acontece o redimento. A coleta dos dados foi feita através de pesquisa blibliográfica, com o objetivo principal de fazer uma comparação entre arentabilidade da poupança e dos fundos DI durante um periodo de aplicação, demonstrandos os redimentos de ambos.
Assim, este trabalho além de buscar explicar os fundos de investimentos, também irá auxiliar na tomada de decisões, para aplicações nos fundos referenciados, fundos de ações, fudos de renda fixa e fundos DI. Os resultados deste trabalho apontam para investidores mais conservadores, uma vezque so fundos DI seguem a taxa de diária de juros e consequentemente os risco são menores.

PALAVRAS-CHAVE: fundos de investimentos; fundo DI, retorno e risco

1. INTRODUÇÃO

Os fundos de investimento vêm se expandindo ano a ano e já são a principal modalidade de investimento no Brasil. Essa expansão aumenta a importância da participação destes no mercado financeiro. Os fundos vêm passandopor uma série de mudanças nos últimos anos, que tem contribuído para o aumento da transparência na gestão de recursos de terceiros.
Diante dessa realidade, levanta-se a seguinte pergunta de pesquisa: quais são as perspectivas de retorno (rentabilidade) e o risco de se investir em fundos de investimento DI? Para se responder tal pergunta, o objetivo do trabalho é analisar as características dosfundos DI, comparando-os com o investimento financeiro mais tradicional no Brasil, a poupança.
A análise de tal tema é muito relevante, visto que vários investidores tradicionais optam pela poupança, sem levar em conta outros tipos de investimento com maiores benefícios e que também possuem um risco muito baixo.
Para se abordar tal tema, o trabalho foi dividido em três itens. No primeiro, serãolistados os principais tipos de fundos de investimento: referenciados, de renda fixa e de ações. No segundo item, serão analisadas as perspectivas de retorno e de risco ao se investir em fundos de investimento. No último item, serão apresentadas características mais detalhadas do fundo de investimento DI.



2. FUNDOS DE INVESTIMENTOS

Fundo de investimento é uma forma de aplicação financeiraformada por um grupo de investidores, que é organizado sobre forma de pessoa jurídica, e uma das vantagens é que o investimento é administrado por especialistas contratados que analisam diariamente o mercado em busca de oportunidades, avaliando os riscos e o retorno esperado do investimento.
O segredo dos fundos de investimentos é a idéia de condomínio, ou aplicação em conjunto. As instituiçõesfinanceiras estruturam seus fundos de acordo com as variáveis determinadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O investidor, ao aplicar os seus recursos financeiros em um fundo de investimento, estará adquirindo certa quantia de cotas, que representarão o patrimônio do fundo de investimento.
Assim, de acordo com Assaf Neto (2009), os fundos de investimento, conforme a composição de suacarteira, podem ser classificados em sete classes: Fundos de Curto Prazo; Fundos Referenciados; Fundos de Renda Fixa; Fundos Cambiais; Fundos de Ações; Fundos de Dívida Externa e Fundos Multimercado.
Neste trabalho, serão abordadas três classes de fundos de investimento: Fundos Referenciados, Fundos de Renda fixa e Fundos de Ações.


2.1 FUNDOS REFERENCIADOS

Os fundos classificados nessaclasse devem identificar em sua denominação o seu indicador de desempenho, - benchmark – em função da estrutura dos ativos financeiros integrantes das respectivas carteiras, desde que atendidas, cumulativamente, as seguintes condições:
• Tenham no mínimo, 80% de seu patrimônio liquido representados, isolados ou cumulativamente, por: títulos de emissão do tesouro nacional e/ o do banco central; e...
tracking img