Riscos de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A UA U L A L A

4 4

Incêndio é fogo!
D

Introdução

urante muitos séculos, a humanidade dependeu de fenômenos naturais, como as descargas elétricas sob a forma de raios, por exemplo, para obter o fogo. Com o tempo, o homem aprendeu a fazer o fogo e a usá-lo em seu benefício. Conhecer o segredo do fogo passou a ser fator de superioridade sobre quem não possuia esse conhecimento. Hoje emdia é muito fácil obter o fogo. Utilizamos o fogo o tempo todo e raramente ou nunca nos damos conta do que estamos fazendo. Não há dúvida de que o fogo é um elemento extremamente útil ao homem. Porém, ainda hoje, o fogo é um fenômeno que, às vezes, escapa ao nosso controle e acarreta conseqüências desastrosas. Mas, afinal, o que é o fogo? Como tê-lo do nosso lado, ao nosso serviço? Como evitar queele se torne sinônimo de perigo e destruição? O que cada um de nós pode fazer para evitar que o fogo seja um risco fora de controle? Esses são alguns dos assuntos analisados nesta aula. Depois de estudá-los, esperamos que você se sinta sensibilizado quanto aos procedimentos que dependem de você para evitar que o fogo se transforme em tragédia.

Nossa aula

O que é o fogo
O fogo é um fenômenoquímico denominado combustão. É uma reação química que desprende calor e luz, alterando profundamente a substância que se queima. Para formação do fogo são necessários três elementos, que reagem entre si. · Combustível, que alimenta o fogo e serve de campo para sua propagação. Combustível é tudo que queima, que pega fogo. Os combustíveis podem ser sólidos (madeira, papel, tecidos etc.), líquidos(álcool, gasolina, óleo etc.) ou gasosos (acetileno, butano, metano etc.). Substâncias combustíveis que queimam muito rapidamente são chamadas inflamáveis. É o caso da gasolina, por exemplo, citada anteriormente como combustível líquido. Calor, que dá início ao fogo, mantendo-o e propagando-o pelo combustível. O calor provém de fontes que se encontram ao nosso redor como, por exemplo, a brasa deum cigarro ou a chama de um fogão de cozinha. Comburente, é o ativador de fogo que dá vida às chamas. O comburente mais comum é o oxigênio, elemento presente no ar que respiramos.

·

·

CO MB US T

Basta juntar o combustível, o comburente e uma fonte de calor, com a intensidade ideal, que teremos como resultado o fogo. Ou seja, teremos formado o Triângulo do fogo. Lembramos que a falta deum desses elementos implicará o não surgimento do fogo e, conseqüentemente, a não manutenção da chama. Ultimamente vem sendo incluído mais um elemento: a reação em cadeia, como mostra a figura ao lado.

L

A U L A

CALOR
BUSTÍV EL COM

4
OXIGÊNIO

ÍVE
CALOR

F OG O

OX Ê IG NIO

A prevenção
Temos grandes incêndios em nossas memórias: os edifícios Andraus, Joelma, CESP,ocorridos nos últimos anos na cidade de São Paulo. Após cada um desses grandes incêndios, a única certeza que ficou é a que todos eles começaram de um pequeno foco iniciado com a formação do triângulo do fogo. Um pequeno foco pode ser um fósforo aceso jogado por engano num cesto de lixo ou um curtocircuito num aparelho de ar-condicionado. Episódios como os dos três edifícios podem ser evitados desde quese impeça a formação do triângulo do fogo. Isso pode ser conseguido por meio de prevenção. E prevenir incêndios é tarefa de todos nós. A prevenção é um assunto tão importante que mereceu até legislação específica. No Brasil, a própria Constituição e a Consolidação das Leis do Trabalho determinam que sejam cumpridas normas que têm por objetivo garantir condições seguras de trabalho. A NR-23, quetrata de Proteção Contra Incêndio, estabelece que todas as empresas devem possuir proteção contra incêndios, saídas para a rápida retirada do pessoal em caso de incêndio, equipamentos para combater o fogo em seu início e pessoas treinadas no uso desses equipamentos. Para pesquisar! Que tal conhecer melhor a NR-23? Procure-a na biblioteca mais próxima ou no setor de segurança de sua empresa. Tome...
tracking img