Riscos de impactos ambientais na área de expansão urbana engenharia, a construção de edifícios e seus impactos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O edifício, produto da construção civil de edificações, gera aspectos ambientais relevantes e, consequentemente, impactos, em todas as fases do seu ciclo de vida: planejamento, construção e uso, o que evidencia a necessidade urgente de se identificar no processo produtivo os diferentes impactos, atendendo aos requisitos legais na área ambiental e adequando as medidas práticas paraas atividades de construção. O poder público possui a função de assegurar o bem estar de seus habitantes, incluindo do meio ambiente equilibrado. A legislação ambiental possui instrumentos de controle, fiscalização e até mesmo de estudos na área ambiental, contudo não prevê atividade de prevenção a ocorrência do dano ambiental. O objetivo do presente trabalho é discutir as interferências entre aconstrução de edifícios e o meio ambiente e, principalmente, o de avaliar as consequências de algumas ações.
.



2 DESENVOLVIMENTO
Impacto ambiental é a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. Estas alterações precisam ser quantificadas, pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas. A finalidade de seestudar os impactos ambientais é o de avaliar as consequências de algumas ações, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer alterações na execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos.
Os empreendimentos da construção civil são atualmente um dos maiores causadores de impactos ao meio ambiente. As atividadesrelacionadas à construção, operação e demolição de edifícios promovem a degradação ambiental através do consumo excessivo de recursos naturais e da geração de resíduos. Para a construção de edifícios tal fato ocorre principalmente pelo grande volume e diversidade de materiais nela empregados. A necessidade de minimização dos impactos ambientais gerados pelas edificações e a difusão dos conceitos dedesenvolvimento sustentável levaram o setor a buscar construções com melhor desempenho ambiental. Construção sustentável significa que os princípios do desenvolvimento sustentável são aplicados ao ciclo de vida dos empreendimentos que fazem parte do ambiente construído, desde a extração e beneficiamento da matéria prima, passando pelo planejamento, projeto e construção das edificações e obras deinfraestrutura, até a sua demolição e gerenciamento dos entulhos, em intensidades que variam segundo suas especificidades.
Dentro do ciclo de vida de uma edificação, a etapa de construção, responde por uma parcela significativa dos impactos causados pela construção civil no ambiente. As necessidades da gestão de processos, de melhorar os projetos, corrigir falhas decorrentes nas obras, melhorar oatendimento aos clientes e conquistar uma fatia maior do mercado são pontos unânimes hoje no setor da construção.
Por exigência da sociedade, as empresas foram obrigadas a perceber que, da mesma forma que trabalham com a gestão da qualidade para melhorar seus processos e obter melhores resultados com os clientes, devem usar a mesma lógica para melhorar sua relação com o meio ambiente.
Asimplicações da realização de uma determinada construção, independentemente do fim para qual esta é destinada, e de sua localização geográfica, normalmente resultam em impactos ambientais. A questão ambiental tornou-se uma preocupação central da sociedade e por isso vem tendo uma atenção cada vez maior por parte dos poderes legislativos: federal, estadual e municipal. A Constituição Federal de 1988, tendoum capítulo dedicado ao meio ambiente determina que todas as leis e normas ambientais tenham como objetivo maior que - Todas as pessoas têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, devendo o poder público defende-lo e preservá-lo para o uso da população presente e futura, assim como também restaurar os processos ecológicos fundamentais e propiciar o manejo ecológico das espécies e...
tracking img