Riscos da exposição a agentes químicos

Riscos da exposição a agentes químicos

1. Introdução

O manuseio incorreto de substâncias químicas pode causar danos à saúde daqueles que a manuseiam, quer seja por manipulação diária como poracidentes. Nos casos de acidentes podemos nos deparar com situações de incêndio e explosões, acidentes que envolvem produtos químicos não só podem trazer danos à saúde dos trabalhadores como tambémpossíveis contaminações do solo, prejudicando então o meio ambiente.

Há casos em que acidentes são causados por falta de orientação do manipulador em relação ao grau de risco que a substancia químicaapresenta, e para o manuseio seguro destas substâncias seria necessário o treinamento adequado para sua manipulação e a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ideais, diminuindoentão o absenteísmo devido a acidentes e doenças.

Este artigo tem como objetivo ajudar os profissionais a aperfeiçoar as suas práticas com respeito a manipulação de substâncias químicas e usar os EPI`sadequados para a manipulação destes, visando o controle de doenças por acidentes ou por manipulação diária de agentes químicos no ambiente de trabalho. Assim como fornecer orientação fácil e detalhadapara controlar os riscos à saúde do trabalhador, causados pela exposição indevida a estes produtos.

2. Problema

Riscos à saúde na manipulação de produtos químicos.

3. Objetivos

Ajudar osprofissionais a aperfeiçoar as suas práticas com respeito à manipulação de substâncias químicas e usar os EPI`s adequados.
Fornecer orientação fácil e detalhada para controlar os riscos à saúde dotrabalhador, causados pela exposição indevida a estes produtos.

4. Justificativa

O manuseio de produtos químicos na sociedade se dá desde dentro de nossos lares ao adicionar um pouco de sabão empó ou cloro em nossas roupas até em grandes indústrias químicas e petroquímicas. Diariamente manipulamos estes agentes químicos que apesar de quantidades e concentrações pequenas não sejam nocivas à...
tracking img