riscos biol gicos DJAVAN

988 palavras 4 páginas
RISCO BIOLÓGICO NO CANAVIAL

Riscos biológicos, são os atrelados à exposição a ambientes infectados por bactérias, fungos, vírus etc. Nesta categoria estão reunidas as contaminações por contato com fluidos como venenos de animais peçonhentos e urina de ratos entre outros agentes orgânicos no canavial. Em seguida, torna-se conveniente abordar o termo biossegurança em função do avanço das normas jurídicas no que se refere aos direitos à saúde e segurança do trabalhador e às reformulações dos direitos do trabalhador rural.
Os riscos biológicos podem ser capitulados como doenças do trabalho, portanto classificados como acidentes do trabalho, desde que estabelecido o respectivo nexo causal, incluem infeções agudas e crônicas, parasitoses e reações alérgicas ou intoxicações provocadas por plantas e animais.
As infeções são causadas por bactérias, vírus, clamídias e fungos. As parasitoses envolvem protozoários, helmintos e artrópodes.
Muitas das doenças ocupacionais são zoonoses, isto é, tem origem pelo contato com animais e consequentemente trabalhadores agrícolas e aqueles envolvidos no manejo de aviários, rebanhos e criação em geral podem estar sob permanente risco se medidas preventivas apropriadas não forem aplicadas.
Em geral o que acontece é que os trabalhadores em indústrias urbanas estão mais protegidos contra os riscos do trabalho que os trabalhadores rurais.

Algumas das doenças infecciosas e parasitárias são transmitidas ao homem por espécies de artrópodes (mosquitos, carrapatos, pulgas, etc.) que atuam não somente como vetores de doenças transmissíveis, mas também, como hospedeiros intermediários.
Um grande número de plantas e animais produzem substâncias que são irritantes, tóxicas ou alérgicas.
Poeiras advindas dos locais onde ficam plantas e animais carreiam vários tipos de materiais alergênicos, incluindo pequenos ácaros, pelos, fezes ressequidas em pó, pólen, serragem, esporos de fungos e outros sensibilizantes.
Trabalhos ao relento sob a ação

Relacionados