Riscos biológicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

DE

HIGIENE I

COMPONENTES: Marcela Nunes
Karin Valentim
Rebeca Senara
Fernanda Silva
Thaís Serjo .


RISCOS

BIOLÓGICOS

INTRODUÇÃO

O reconhecimento dos riscosbiológicos é uma etapa fundamental do processo que servirá de base para decisões quanto às ações de prevenção, eliminação ou controle desses riscos. Reconhecer o risco significa identificar, no ambiente de trabalho, fatores ou situações com potencial de dano à saúde do trabalhador ou, em outras palavras, se existe a possibilidade deste dano.
Para se obter o conhecimento dos riscos potenciais que ocorremnas diferentes situações de trabalho é necessária a observação criteriosa e in loco das condições de exposição dos trabalhadores.
Por isso iremos abordar neste trabalho as profissões expostas, locais de riscos, os tipos e suas classificações.

RISCOS BIOLÓGICOS
São decorrentes da exposição a agentes biológicos que podem causar infecções.
De acordo com a NR 32.2.1.1 São considerados agentesbiológicos os microrganismos geneticamente modificados ou não( bactérias, fungos,protozoários e vírus) ; as culturas de célula;os parazitas( vermes, piolhos e pulgas); as toxinas( causador do tétano); e os príons.
A forma de veiculação desses agentes, são através de aerossóis, poeiras, água, culturas, amostras biológicas (sangue, urina, escarros,..).

CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS BIOLÓGICOS

Aclassificação dos agentes biológicos, que distribui os agentes em classes de risco de 1 a 4, considera o risco que representam para a saúde do trabalhador, sua capacidade de propagação para a coletividade e a existência ou não de profilaxia e tratamento. Em função desses e outros fatores específicos, as classificações existentes nos vários países apresentam algumas variações, embora coincidam emrelação à grande maioria dos agentes.

Classe de risco 1 - É constituído de microrganismos que provavelmente não causam doenças no homem ou nos animais. Baixo risco individual e para a comunidade.
Classe de risco 2 - Inclui germes patogênicos capazes de causar doenças em seres humanos ou animais. Local de risco: laboratórios de microbiologia, de diagnóstico, de pesquisa, de ensino e de produção.Classe de risco 3 - Inclui germes patogênicos que costumam causar doença grave em seres humanos ou animais. Exemplo de doença: tétano.
Alto risco individual, baixo risco para a comunidade.
Classe de riso 4 - Inclui germes patogênicos que costumam causar doença grave em seres humanos ou animais. De fácil transmissão entre os seres humanos.
Alto risco individual, alto risco comunitário.
Os riscosbiológicos são classificados quanto ao grau de risco, e eles podem ser contraídos por via respiratória, contato, oral, digestiva e cutânea:
Risco Alto – é a etapa onde existe contato direto e permanente com sangue e outro fluido corporal ou tecido.
Risco Médio – etapa onde o contato com fluidos ou tecidos corporais não é permanente.
Risco Baixo – é a etapa que não implica por sua mesmaexposição a fluidos corporais.

PROFISSÕES EXPOSTAS

LABORATORIAIS:
A exposição ocupacional a agentes biológicos decorre da presença desses agentes no ambiente de trabalho, podendo-se distinguir duas categorias de exposição:
1. Exposição derivada da atividade laboral que implique a utilização ou manipulação do agente biológico, que constitui o objeto principal do trabalho. É conhecidatambém como exposição com intenção deliberada.
Nesses casos, na maioria das vezes, a presença do agente já está estabelecida e determinada. O reconhecimento dos riscos será relativamente simples, pois as características do agente são conhecidas e os procedimentos de manipulação estão bem determinados, assim como os riscos de exposição.
Na área de saúde, alguns exemplos poderiam ser:...
tracking img