Riscos ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5.3 – RISCOS FÍSICOS
A NR-9 (Brasil, 1994) considera como riscos físicos às diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas (calor e frio), radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e ultra-som. Consideram-se ainda os campos magnéticos estáticos e os campos elétricosestáticos (USP, 2006a), os quais também são considerados no livreto de limites de exposição da American Conference of Governmental Industrial Hygienists - ACGIH (2005).
A inclusão do agente de risco Umidade se faz necessária, o qual está previsto no Anexo à Portaria n° 25 (Brasil, 1994) como agente de risco físico, existindo a necessidade de sua prevenção, em que o Anexo n° 10 da NR-15 (Brasil, 1978),estabelece critérios para seu enquadramento como atividade ou operação insalubre5.
Analisando-se os riscos físicos na Indústria da Construção, os agentes de risco: ruído, vibração, radiações ionizantes e radiações não ionizantes surgem nas operações em que são utilizados máquinas e equipamentos para o desenvolvimento das tarefas. Os agentes físicos: calor, frio, pressões anormais e a umidadedependem do ambiente e local de trabalho. Na tabela 3.12, é possível identificar o agente de risco, sua fonte de emissão e sua possível conseqüência à saúde do trabalhador, se estes não forem controlados dentro dos Limites de Exposição permitidos.

Riscos Físicos encontrado nas obras e que devem ser adotadas medidas de controle nas diversas fases. |
Agentes de Risco | Fonte de Emissão |Possíveis Conseqüências à Saúde dos Trabalhadores |
Ruído | Máquinas e equipamentos: Lixadeira manual | Diminuição da audição temporária ou persistente, surdez, zumbidos. Como efeitos gerais: perturbações funcionais nos aparelhos nervosos, digestivos e cardiocirculatórios. |
Vibração | Máquinas e equipamentos elétricos Lixadeira Manual | Localizadas (mãos e braços): Dor, formigamento ediminuição da sensibilidade das mãos, dedos e antebraço. De corpo inteiro: Problemas na região dorsal e lombar, gastrointestinais, sistema reprodutivo, desordens nos sistema visual e vestibular, problemas nos discos intervertebrais e degenerações da coluna vertebral. |
Calor | Trabalho a céu aberto, Pintura | Fadiga precoce, desconforto, insolação, e desidratação. |

5.4 – RISCOS QUÍMICOS
Sãoconsiderados riscos químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
Quanto à forma como se apresentam os agentes químicos podem ser classificados em gases,vapores, aerodispersóides, poeiras, fumos, neblinas, névoas e fibras.
na Indústria da Construção são provenientes de manipulações das matérias-primas utilizadas no setor produtivo, as quais são transformadas ou passam por processos que modificam a sua natureza. O cimento é exemplo de produto que pode afetar a saúde do trabalhador em seu estado natural (poeiras alcalinas) ou após sua preparação eaplicação. Neste estágio, pode provocar Dermatoses quando entra em contato com a pele do trabalhador.
Na tabela abaixo, observa-se que determinadas operações podem expor os trabalhadores às poeiras alcalinas, minerais, vegetais e a fumos metálicos, sendo que a exposição aos gases, névoas e vapores é provocada pela ausência de controle na aplicação e armazenamento de substâncias químicas. Outraobservação importante sobre estes agentes de risco é a sua capacidade de gerar efeitos agudos e crônicos, sendo que alguns são extremamente agressivos e demandam de medidas de controle e proteção adequada, no qual os trabalhadores devem ser treinados e receber Equipamentos de Proteção Respiratória - EPR adequado, de acordo com a forma em que a substância química se apresentar.

Riscos Químicos...
tracking img