Risco e retorno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RISCO E RETORNO





As decisões financeiras, na prática são tomadas em ambientes incertos quantos aos seus resultados.



Essa incerteza se deve o fato das decisões seremvoltadas para o futuro e enquanto não tivermos como ferramenta a bola de cristal, nossos retornos continuaram sendo cercados pelos riscos.



Podemos entender o risco com a capacidade de mensurar oestado de incerteza de uma decisão mediante o conhecimento das probabilidades associadas à ocorrência de determinados resultados ou valores.



A idéia de risco está associada ásprobabilidades de ocorrência de determinados resultados em relação a um valor esperado, revelando uma possibilidade de perda.



Probabilidade refere-se à possibilidade, ou chance, de ocorrerdeterminado evento e é expressa normalmente em porcentagem.



Risco Econômico => Como sendo a incerteza ou variabilidade relativa dos resultados da empresa no seu setor de atividade, está intimamenteassociado ao tipo de operação da empresa, bem como a natureza de seu produto, e as características de procura por seu produto (sazonalidade, oscilações, etc.). Refere-se às fontes externas da organização eas contas de ativo da empresa.



Risco Financeiro => Como os resultados operacionais podem variar, os resultados finais também podem, gerando incerteza aos acionistas, comprometendo aremuneração de seu investimento.



O risco econômico corresponde à estrutura de ativos da empresa, que decorre das atividades por ela desenvolvidas e o risco financeiro, corresponde à estrutura dasfontes de recursos.



RETORNO



O retorno é o ganho ou perda total obtido sobre um investimento em um dado período de tempo.

Conseguimos expressar o retorno pela seguinte fórmula:Kt = Pt – Pt-1 + Ct

Pt-1



Onde:



Kt = taxa de retorno

Pt = preço (valor) do ativo no tempo t

Pt-1 = preço...
tracking img