Risco e retorno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Risco e Retorno

Definição

Risco
O risco em seu sentido fundamental pode ser definido como a possibilidade de um prejuízo financeiro. Os ativos que possuem grandes possibilidades de prejuízos são vistos como mais arriscados que aqueles com menos possibilidades de prejuízo. Mas formalmente, o termo risco é usado alternativamente com incerteza, ao referir-se à variabilidade de retornosassociados a um dado ativo.
Por exemplo, um título de dívida do governo que garante ao seu detentor juros de $100 depois de 30 dias não tem risco, uma vez que não há variabilidade associada com o retorno. Um investimento equivalente em uma ação ordinária de uma firma que pode ganhar durante o mesmo período qualquer valor desde $0 a $200 é muito arriscado, devido à sua alta variabilidade de retorno.Quanto mais certo for o retorno de um ativo, menor será a variabilidade e, portanto, menor o risco.

Retorno
O retorno sobre um investimento é medido como o total de ganhos ou prejuízos dos proprietários decorrentes de um investimento durante um determinado período de tempo. E comumente determinado considerando-se as mudanças de valor do ativo, mais qualquer distribuição de caixa expressa comoporcentagem do valor do investimento no início do período.
A expressão para calcular a taxa de retorno obtida sobre qualquer ativo durante o período do t, kt , geralmente e definida como:

Kt = Pt – P t – 1 + C t
P t – 1

Onde:
Kt = Taxa de retorno exigida, ou atual, ou esperada, durante o período t.
Pt = Preço (valor) do ativo no tempo t.
P t – 1 = Preço (valor) do ativo no tempo t-1.
C t= Caixa (fluxo) recebido do investimento no ativo no período de t – 1 a t.

O retorno K, reflete o efeito combinado de mudanças nos valores, Pt – P t – 1, e o fluxo de caixa, C t , realizado durante o período t.
Esta equação e usada para determinar a taxa de retorno durante um período de tempo que pode ser curto como um dia ou demorar dez anos ou mais. Na maioria dos casos t=1 ano, e krepresenta a taxa de retorno anual. O valor do inicio do período, P t – 1 e o valor do final do período, Pt não soa necessariamente valores realizados. Eles são frequentemente “não realizados”, o que significa que embora o ativo não tenha sido efetivamente comprado no tempo t-1 e vendido no tempo t, os valores Pt – 1 e P1 poderiam ter sido realizados se tivessem sido adquiridos e vendidos nos períodosmencionados.

Conceito básico de risco: um ativo individual

Do ponto de vista estritamente financeiro, o risco refere-se à variabilidade de retornos relativos a um ativo.

O conceito de risco é mais facilmente desenvolvido considerando-se inicialmente um ativo individual mantido isoladamente. Tal abordagem cria uma situação na qual as interações potenciais dos retornos do ativo podem serignoradas. O relacionamento entre risco e o tempo é importante para o atendimento do papel de risco na tomada de decisão financeira.
Embora o risco de um ativo individual seja medido de forma bastante semelhante àquela usada para o de uma carteira de ativos, é importante diferenciar entre esses dois elementos, uma vez que resultam em certos benefícios para os possuidores de carteiras. É também útilavaliar o risco do ponto de vista comportamental e quantitativo. A análise de sensibilidade pode ser usada para se ter uma noção do risco, enquanto que probabilidades, distribuição probabilística, desvio padrão e o coeficiente de variação podem ser usados para uma avaliação mais quantitativa do risco.

Comportamentos de preferência com relação ao risco.

Analise de Sensibilidade

É uma abordagemcomportamental para avaliar o risco, a qual usa inúmeras estimativas de retorno possíveis para se obter uma percepção de variabilidade entre os resultados. Um método comum envolve a estimativa dos retornos pessimistas (piores), dos mais prováveis (esperados) e dos otimistas (os melhores) relativo a um dado ativo.
O risco do ativo pode ser medido por uma faixa, a qual é encontrada subtraindo-se os...
tracking img