Risco ppra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SENAC – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
UNIDADE SANTO AMARO








Desafio:

Quais os riscos existentes na empresa em relação à Prensas, Equipamentos Similares e Máquinas Injetoras de Plástico? Que contribuições posso oferecer para a implantação e implementação do PPRPS e do PPRMIP na empresa?













São Paulo
20125.3 Descrição dos riscos em relação à Prensas, Equipamentos Similares e Máquinas Injetoras de Plástico e as contribuições para a implantação e implementação do PPRPS e do PPRMIP

Empresa campo do projeto:

Não foi identificada nenhuma Prensa, Equipamento similar, Máquina Injetora de Plástico ou de Tratamento Galvânico de Superfície.

Convenção Coletiva
Entende-se por ConvençãoColetiva de Trabalho como sendo um acordo de caráter normativo, pactuado entre dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais, com o objetivo de estipular condições de trabalho, no âmbito das respectivas representações.
A Convenção coletiva de melhoria das condições de trabalho em prensas e equipamentos similares, injetoras de plásticos e tratamento galvânico desuperfícies nas indústrias metalúrgicas no estado de são Paulo.

Definições:

Prensas: São equipamentos utilizados na conformação e corte de materiais diversos, onde o movimento do martelo (punção) é proveniente de um sistema hidráulico (cilindro hidráulico) ou de um sistema mecânico (o movimento rotativo é transformado em linear através de sistemas de bielas, manivelas ou fusos). Paraefeito do PPRPS são considerados os seguintes tipos de prensas, independentemente de sua capacidade:

* Prensas mecânicas excêntricas de engate por chaveta;
* Prensas mecânicas excêntricas com freio/embreagem;
* Prensas de fricção com acionamento por fuso;
* Prensas hidráulicas;
* Outros tipos de prensas não relacionadas anteriormente.

Equipamentos Similares: Equipamentossimilares são aqueles com funções e riscos equivalentes aos das prensas. Para efeito do PPRPS são considerados os seguintes tipos de equipamentos similares, independentemente de sua capacidade:

* Martelos de queda;
* Martelos pneumáticos;
* Marteletes;
* Dobradeiras;
* Guilhotinas, tesouras, cisalhadoras;
* Recalcadoras;
* Máquinas de corte e vinco;
* Máquinas decompactação;
* Outros equipamentos não relacionados anteriormente.

Máquina Injetora de plástico: Máquina injetora é a utilizada para fabricação descontínua de produtos moldados, pela injeção de material plastificado no molde, que contém uma ou mais cavidades, em que o produto é formado.

Máquina de Tratamento Galvânico de Superfície: A galvanoplastia é o processo químico oueletroquímico de deposição de uma fina camada de metais sobre uma superfície metálica ou não. Essa técnica é muito utilizada em vários segmentos indústrias, como o automobilístico.








Riscos existentes na operação de Prensas:

Dispositivos de proteção aos riscos existentes na zona de prensagem ou de
trabalho.

Ferramenta fechada, significando o enclausuramento do par deferramentas, com frestas ou passagens que não permitam o ingresso de dedos e mãos nas
áreas de risco, conforme as NBR 13760 e 13761;

Enclausuramento da zona de prensagem, com frestas que permitam apenas o ingresso do material, e não dos dedos e mãos, nas áreas de risco, conforme a NBR 13761. Pode ser constituído de proteções fixas ou móveis, conforme a NBR NM 272;

Cortina de luz com autoteste (vide item 4.10 da NBR 13930:2001);

Comando bimanual com simultaneidade e auto-teste, conforme a NBR 14152 :1998.

Fica vedada a utilização de dispositivos afasta mão ou similares.

Esmagamento;
Golpe ou decepamento;
Corte por cisalhamento;
Perfuração;
Projeções de objetos, peças ou ferramentas;
Arrastamento;
Aprisionamento;
Exposição ao ruído;
Associados à iluminação;...
tracking img