Risco país - risco brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACEL – FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS - AUPEX
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM AUDITORIA CONTÁBIL E CONTROLADORIA

RISCO PAÍS – RISCO BRASIL

RAFAELA CRISTINA SOUZA

PROFESSOR: MARCO ANTONIO BOTTENE
Economia Aplicada a Contabilidade

Joinville
Marco / 2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03
1. RISCO PAÍS 04
2. CATEGORIAS DO RISCO PAÍS 05
3. RISCO BRASIL 06
4. FATORES QUEINFLUENCIAM O RISCO BRASIL 08
CONSIDERAÇÕES FINAIS 09
REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

Este estudo aborda uma explicação do que se refere o Risco País e Brasil, são medidas relacionadas aos investimentos financeiros e produtivos em comparação com o resto do mundo, para facilitar a decisão do investidor quanto à melhor estratégia de investimento para determinado país, levando em consideração osprincipais fatores que são políticos, mercado financeiro e o geográfico.

1. RISCO PAÍS

Risco Pais é um indicador utilizado por investidores estrangeiros para analisar a viabilidade da situação financeira de um mercado emergente, ou seja, o grau de perigo que cada país significa para o investidor. É denominado como EMBI+ o qual significa Emerging Markets Bond Index Plus, o qual é utilizadopara calcular o risco por investidores. Quando se refere a nossa economia podemos chamá-lo de Risco Brasil.
Esse termo foi criado em 1992 pelo Banco J. P. Morgan para que os investidores pudessem ser orientados em qual mercado investir, evitando com que ocorra uma crise financeira.
Se o Risco País sobe muito significa que um país não irá saldar com suas dívidas externas. Issoocorre devido ter sido afetada por algum evento global ou a piora na economia, esses são alguns dos motivos que leva o país a acumular cada vez mais dívidas maiores que não conseguem ser saldá-las.
Esse índice é apurado a partir da avaliação de diversos aspectos como o nível de déficit fiscal (diferença entre as receitas do governo e as despesas da população, considerando que as despesassão maiores que as receitas) e são calculados da seguinte forma: cada ponto corresponde a 0,01 pontos percentual de prêmio acima do rendimento dos papéis da dívida dos EUA, considerados os mais seguros do mundo pelo mercado financeiro, por exemplo: cada 100 pontos do risco representa 1% que os títulos de determinado país deveria render mais que o dos EUA para valer a pena, portando cada 100 pontosrepresenta 1% de ganho.
Portanto quanto menor o risco, maior a capacidade do país para atrair investidores. Se um país tiver o risco alto e quiser atrair investimentos, ele terá que aumentar sua taxa de juros para que mesmo com o elevado grau de incerteza, ainda ser uma opção viável para o investidor.

2. CATEGORIAS DO RISCO PAÍS

O conceito Risco País engloba diversascategorias de risco, são elas:
Risco Político se refere à possibilidade de que o governo do país em questão, exercendo seu poder, tome medidas adversas aos investimentos realizados. Alterações em regulamentação e tributação são a forma mais comum de um governo local afetar negócios estrangeiros no país. Podemos dizer também que inclui outros riscos, como os riscos de desapropriação ounacionalização de ativos, de calotes em contratos de fornecimento de produtos ou serviços, de desordem pública e até de golpe de Estado, terrorismo ou guerra civil.
Risco Geográfico se refere à possibilidade de fatores geológicos, climáticos e geopolíticos influenciarem negativamente nos investimentos estrangeiros. Desastres naturais, tensões diplomáticas e conflitos internacionais, são menosfrequentes, mais podem impactar significativamente o valor dos investimentos quando ocorrem.
Risco Mercadológico refere-se à possibilidade de fatores de mercado impactarem valores ou preços sendo que influencie os investimentos realizados. Ou seja, quando valores ou preços dos ativos financeiros, das taxas de juros, da moeda (ou câmbio) ou dos insumos básicos para produção se alteram em função...
tracking img