Risco de vida e de morte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Risco de vida versus Risco de morte: uma breve reflexão sobre o cerne da questão
  
Por Prof. Selmo Alves
Profselmoalves@Yahoo.com.br                                                             Ago. 2009
 
Dias atrás, muito se veiculou nos meios de comunicação visuais e auditivos sobre o estado de saúde do piloto Felipe Massa. A televisão, considerada o veículo de maior alcance de todos eles, é a que mais denuncia a flutuação nos usos das duasexpressões. Apresentadores, locutores e jornalistas, no afã de darem a notícia de primeira mão, usam a expressão que melhor lhes soa aos olhos e ouvidos. Por causa de tal variação, parece inevitável certacuriosidade diante do que se vê e, principalmente, se ouve.  A propósito de tais usos, cumprem algumas considerações.
Para melhor compreender as razões de ambos os usos, faz-se necessário lembrar quea língua é um fenômeno social e, como tal, está em franco e diuturno processo de evolução e mudança. Assim, Silva-Corvalán (1989) aborda, dentre outros aspectos, a relação dos fenômenos linguísticoscom fatores sociais, tais como a organização sociopolítica e econômica de uma comunidade de fala, fatores individuais, como idade, gênero, etnia e nível de escolaridade, o que justifica o fenômeno davariação.
Com base em tais princípios, as expressões “risco de vida” e “risco de morte” seriam aceitas, indistintamente, já que, como bem mostra Silva-Corvalán, há uma estreita relação dos fenômenoslinguísticos com os fatores sociais. Mas, ignorando tal orientação, numa espécie de contramão linguística, há uma outra vertente, a prescritiva, que elege uma ou outra expressão como aceita, ou melhordizendo, como – correta. Daí, surge e prospera a tese de que se deve empregar apenas uma expressão em detrimento da outra. Veja-se, a seguir, o verdadeiro cerne da questão. 
A elipse consiste nafigura de linguagem, ou no processo de omissão, intencional ou não, de determinada expressão que pode ser facilmente compreensível pelo...
tracking img