Risco de dispersão de argila pelo uso da água do rio sãobartolomeu para irrigação

952 palavras 4 páginas
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental
Universidade Federal de Viçosa

ENG 447 – QUALIDADE DO MEIO FÍSICO AMBIENTAL

Christina Grupioni
430

Relátorio:
Qualidade da água para irrigação: dispersão da argila

Viçosa – MG
Abril de 2011

561 - Introdução:

Impurezas na água podem interferir na qualidade da irrigação, muitas vezes chegando a inviabilizar a prática .
Os parâmetros analisados para qualidade da água de irrigação devem estar relacionados com seus efeitos no solo, na cultura e no manejo da irrigação (Mantovani, Soares, Bernardo, 2009). De modo geral seis parâmetros devem ser analisados basicamente, de acordo com os mesmos autores: concentração de sais solúveis, proporção relativa de sódio em relação aos outros cátions, concentração de elementos tóxicos, concentração de bicarbonatos, aspecto sanitário e aspecto de entupimento de emissores (caso de irrigação localizada). Nem sempre a qualificação ambiental de águas superficiais tem importância na avaliação da qualidade da água para irrigação (Matos, 2011).
Duas variáveis que interferem na qualidade da água de irrigação são razão de adsorção de sódio (RAS) e condutividade elétrica da água.
A salinidade afeta a disponibilidade de água nas culturas, devido a redução do potencial osmótico da água presente no solo, por causa de excesso de sais. O cálcio, magnésio, sódio, potássio, cloretos, sulfato, carbonato e bicarbonato, são segundo Matos (2011) os cátions e anions mais comumentes associados a problemas de salinização. Quando há acréscimo nas concentrações desses íons no solo, há possibilidade de ascensão da água do lençol freático, por efeito capilar. Como origem da salinização, pode-se citar: solo ou água salina (excesso de íons). Quando a condutividade elétrica da água, CE, for superior a 0,75 dS/m existe um risco de salinidade, entretanto diminue-se o risco de dispersão da argila.
Já problemas de permeabilidade estão relacionados com alto teor de

Relacionados