Risco de choque eletrico em canteiro de obra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL
ADALTOM BOTEIRO CAMPOS

PROJETO DE PESQUISA

OS RISCOS DE CHOQUE ELÉTRICO EM CANTEIROS DE OBRAS

RIO DE JANEIRO – RJ
2011

ADALTOM BOTEIRO CAMPOS

OS RISCOS DE CHOQUE ELÉTRICO EM CANTEIROS DE OBRAS

PROJETO DE PESQUISA APRESENTADO À ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL – UFG, COMO REQUISITO PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO DECONCLUSÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.

RIO DE JANEIRO – RJ
2011

SUMÁRIO
TEMA 3
DELIMITAÇÃO DO TEMA 4
PROBLEMA 5
HIPÓTESE DE ESTUDO 6
JUSTIFICATIVA 7
OBJETIVO GERAL 8
OBJETIVO ESPECÍFICO 9
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 10
METODOLOGIA DA PESQUISA 15
CRONOGRAMA DA PESQUISA 16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

TEMA
Riscos de choque elétrico.DELIMITAÇÃO DO TEMA
Os riscos de choque elétrico em canteiros de obras.

PROBLEMA
As instalações elétricas existentes em canteiros de obras apresentam condições adequadas de segurança ao trabalhador?
Instalações elétricas temporárias devem ser encaradas de forma distintas das instalações elétricas definitivas?
Gambiarras são aceitas em canteiros de obras?
É necessário aterrar os equipamentos?HIPÓTESE DE ESTUDO
As condições reais dos canteiros de obra já se configuram como riscos. Estes riscos são agravados pelas variações nos métodos de trabalho realizados pelos operários, em função de situações não previstas, mas que, na realidade, são uma constante no trabalho, devido a não existência de procedimentos de execução.
A indústria da construção civil apresenta uma multiplicidadede fatores que predispõem o operário a riscos acidentais tais como instalações provisórias inadequadas, com instalações elétricas mal executadas, sub-dimensionadas e com má conservação ou envelhecimento que colocam em risco tanto a segurança dos equipamentos como a vida dos seus usuários.
Neste sentido, as instalações elétricas necessitam de execução e manutenção corretas, para deste modo,oferecer mais segurança aos operários que dela se utilizam para a realização de suas atividades.
Por fim o adequado aterramento dos equipamentos elétricos e bancadas de trabalho é evidenciada como meio preventivo a danos a pessoas e ao patrimônio, como bem preconiza a legislação vigente.

JUSTIFICATIVA
A relevância do assunto pesquisado reside na proteção do bem maior, a vida humana, através damelhoria das condições de saúde e segurança do trabalhador.
A necessidade de se ter um material que possa auxiliar na conscientização dos empregados, empregadores e dirigentes sobre a proteção do trabalhador em contato com eletricidade como sinônimo de produtividade, e em decorrência disto, promover uma melhor garantia da segurança e saúde no trabalho.
A publicação deste estudo possibilitará aosprofissionais de segurança do trabalho e da indústria da construção maior embasamento técnico sobre instalações elétricas temporárias em canteiros de obras, o que é essencial para promover a segurança, a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores dessa atividade econômica.
Serão identificados os tipos de acidentes mais comuns relacionados com eletricidade e sua correlação com os fatoresambientais constituindo-se num importante elemento para o desenvolvimento de um sistema de prevenção de acidentes para todas as empresas que atuam na construção civil.

OBJETIVO GERAL
Este estudo objetiva a pesquisa das condições das instalações elétricas existentes em canteiros de obras identificando os principais fatores relativos aos ambientes de trabalho, que contribuem para a ocorrência deacidentes, além de uma orientação de todos os trabalhadores sobre a atividade de segurança. Não são medidas de segurança preventivas e definitivas, mas considerações e diretrizes a serem implantadas para que dia a dia possa-se diminuir o número de acidentes do trabalho, não somente em canteiros de obras, mas em todos os ambientes de trabalho.
Contribuir para a promoção da segurança e da saúde dos...
tracking img