Risco biologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DOS AGENTES BIOLÓGICOS


1) O que é avaliação de risco dos agentes biológicos?
R: A avaliação de risco incorpora ações que objetivam o reconhecimento
ou a identificação dos agentes biológicos e a probabilidade do dano proveniente destes agentes.
2) Quais critérios orientam a avaliação de risco dos agentes biológicos?
R: Tal análise será orientada por várioscritérios que dizem respeito não só ao agente biológico manipulado, mas também ao tipo de ensaio realizado, ao próprio trabalhador e, quando pertinente, à espécie animal utilizada no ensaio.
3) Defina virulência, qual o critério pára mensurá-la.
R: A virulência do agente biológico para o homem e para os animais é um dos critérios de maior importância.
Para mensurá-la é a taxa de fatalidade do agravocausado pelo agente patogênico, que pode vir a causar morte ou incapacidade em longo prazo.
4) Por que é importante conhecer o modo de transmissão dos agentes biológicos?
R: É importante para que possam ser aplicadas as medidas que visam conter, evitar e diminuir a disseminação de doenças. Pois, cada uma terá uma forma diferente de controle.
5) O que é estabilidade e o que devemos saber arespeito dela. Por quê?
R: É a capacidade de sobrevivência de um agente biológico no meio ambiente.
Por que a sua sobrevivência quando exposto à luz solar ou
Ultra violeta, a determinadas temperaturas e teores de umidade, exposições a desinfetantes químicos ou à dissecação devem ser consideradas.
6) Qual a importância da concentração e do volume manipulado?
R: O número de agentes biológicospatogênicos por unidade de volume. Portanto, quanto maior a concentração, maior o risco.
7) Por que na avaliação de risco de agente biológicos, é importante levar em conta a disponibilidade de medidas profiláticas e tratamento eficaz?
R: É de primordial importância na avaliação de risco, tanto a disponibilidade de imunização, quanto de tratamento. Mas, estas são somente medidas adicionais de proteção,não prescindindo de outros fatores a serem considerados, como o controle das condições do ambiente onde a atividade de risco será realizada (controles de engenharia), as práticas e procedimentos padrões aplicados e o uso de equipamentos de proteção (individual e/ou coletivo).
8) O que é dose Infectante, por que deve-se levá-la em consideração na análise de risco biológico?
R: É um fator quedeve ser levado em consideração, pois aponta o risco do agente patogênico a ser manipulado.
9) Na análise de risco biológico, quais os fatores referentes ao trabalhados devem ser considerados?
R: São fatores, tais como as perdas econômicas que possam gerar, sua existência ou não no país e a sua capacidade de disseminação em novas áreas.
10) Os agentes biológicos que afetam o homem, os animais e asplantas são distribuídos em 5 classes de risco: Cite , conceitue e explique cada umas delas.
1. classes de risco:. Lactobacillus SP: (baixo risco individual e para a coletividade) conhecidos por não causarem doenças em pessoas ou animais adultos sadios.
2. classes de risco:Schistosoma mansoni: (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): os agentes biológicos que provocaminfecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes.
3. classes de risco:Bacillus anthracis. (alto risco individual e moderado risco para a
comunidade): inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão por via respiratória e que causampatologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo
se propagar de pessoa a pessoa.
4. Classe de risco: Vírus Ebola. Classe de risco especial (alto risco (alto risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos com grande poder de...
tracking img