Risc / cisc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO: O QUE É RISC? Durante grande parte da história dos computadores pessoais, o modelo predominante dos microprocessadores tem sido da Intel Corporation. O primeiro processador no IBM PC foi o Intel 8088. As gerações seguintes de processadores Intel foram da família 80X86 – 8086, 80286, 80386, 80486. Todos eram versões elaboradas do 8088 original, mas com desempenho melhorado de duasmaneiras – operando mais rapidamente ou manejando mais dados simultaneamente. O 8088, por exemplo, operava a 4,7 Mhz – ou 4,7 milhões de oscilações por segundo – e alguns chips 80486 vão tão rápido quanto 133 MHz. O 8088 conseguia manejar 8 bits de dados por vez, enquanto o 80486 maneja 32 bits internamente. Mas apesar das mudanças, os processadores Intel até o 80486 eram baseados em uma filosofia deprojeto denominada CISC, do Inglês Complex Instruction Set Computing. O padrão CISC usa comandos que incorporam muitas instruções mínimas para executar uma simples operação. É como se ele fosse uma faca que corta dados e códigos. Ou ainda, por comparação, como um bisturi que corta pedaços cada vez menores e mais delicados de dados e códigos. Esse bisturi é chamado RISC, do Inglês ReducedInstruction Set Computing. Projetos RISC são encontrados em processadores mais novos, entre eles o DEC Alpha, o RISC 6000 da IBM, o processador Power PC e, embora a Intel não chame os processadores Pentium de chips RISC, eles têm muito em comum com o padrão RISC de executar códigos. O RISC é um projeto menos complicado que usa muitas instruções mais simples para executar uma operação comparável e em menostempo que um processador CISC que executa uma comando maior e mais complicado. Os chips RISC podem ser fisicamente menores que os chips CISC. E pelo fato de usarem menos transistores, geralmente sua fabricação é mais barata e produzem menos calor. Muitas previsões vêm afirmando que o futuro dos processadores caminha para um projeto RISC, e provavelmente eles estejam corretas. Mas não tem havido ummovimento de venda em massa do RISC, por duas razões. A mais importante delas é manter a compatibilidade com o vasto número de software aplicativo, desenvolvido para trabalhar com os processadores Intel CISC mais antigos. A Segunda razão é que você não recebe todos os benefícios da arquitetura RISC, a não ser que esteja usando um sistema operacional e programas que tenham sido criados ecompilados especificamente para tirar vantagens das operações RISC. É a clássica situação do ovo e da galinha. Alguns fabricantes de computadores estão oferecendo processadores RISC para se projetarem como líderes em tecnologia. Ele executam os antigos programas CISC somente através da emulação de um processador CISC, o que acaba negando as vantagens do RISC. Ao mesmo tempo, os criadores de softwarerelutam em converter seus programas para versões compiladas RISC quando ainda não há muitas pessoas usando PCs baseados em RISC.

Mas o Pentium mudou isso. Os técnicos podem argumentar se o Pentium pode ser um verdadeiro chip RISC. É um cômodo comprometimento. O Pentium executa antigos aplicativos e sistemas operacionais e ao mesmo tempo oferece vantagens na velocidade de programas criadosespecialmente para usar a capacidade do padrão Pentium. E com um sistema operacional avançado como o Windows NT, você pode colocar mais de um microprocessador Pentium no computador para dobrar o poder de processamento.

CARACTERÍSTICAS E FUNCIONAMENTO DA ARQUITETURA RISC O que é RISC? Processadores de Conjunto Reduzido de Instruções Computacionais ('Reduced Instruction Set Computing' ou, abreviadamenteRISC) são muito mais velozes do que os processadores comuns (CISC). O termo 'Conjunto Reduzido de Instruções' refere-se ao número de ciclos de clock que o processador leva para selecionar uma instrução. Processadores comuns levam vários ciclos de clock para selecionar uma única instrução. Um chip RISC, por outro lado, pode selecionar e executar uma instrução a cada ciclo de clock. RISC: Princípio...
tracking img