Rios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RIO PINDARÉ
Informações do Rio Pindaré
Nome do Rio: Pindaré
Bacia: Do Nordeste
Extensão Total: Aproximadamente 680 km
Trechos Navegáveis: No trecho compreendido entre a sua “Foz no km41 do Rio Mearim, nas proximidades da Baia de São Marcos ao Povoado Sapucaia no km 431”.
Extensão Navegável: 390 km. Do trecho compreendido entre a sua “Foz, nas proximidades da Baia de SãoMarcos ao Povoado Sapucaia”. Profundidade Mínima: A montante de Pindaré Mirim o curso é sinuoso e a profundidade mínima é de 1,00 metro e no trecho a jusante a profundidade mínima é de 2,30metros.
Profundidade Máxima: 2,5 metros.
Classificação de Embarcações: A navegação no Pindaré, atualmente é praticada por embarcações de madeira, autopropelidas (Lanchas), com capacidade decarga variando entre 5 a 16 toneladas.
Principais cargas movimentadas: No transporte de Carga Geral (Arroz, Milho, Feijão, Babaçu, Gêneros Diversos para abastecimento das populaçõesribeirinhas, etc.) e Passageiro entre os diversos povoados e cidades existentes ao longo da via.
Principais pontos de passagem: São Marcos (MA) , Viana (MA) , Penalva (MA).
Período de Estiagem:Junho a dezembro Informações Suplementares: A navegação nos rios da baixada maranhense declinou acentuadamente após a construção da BR-316 e da estrada de ferro Carajás.
UM RIO CONDENADO
Umatragédia ambiental está em andamento no interior do Maranhão, a morte do rio Pindaré. Este grande rio que atravessa o estado no sentido sul norte e é um dos principais afluentes do rioMearim, infelizmente está com seus dias contados, isto se não forem tomadas providências urgentes para sua conservação. O desmatamento, as queimadas e a ocupação desordenada de suas margens, estãomatando o rio, que a cada ano fica mais assoreado. Lembrando que o rio Pindaré margeia várias cidades em seu trajeto, cidades como Santa Inês, Pindaré Mirim, Alto Alegre do Pindaré e outras.
tracking img