Rio são francisco

Páginas: 5 (1040 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
Ciências:

* Você é contra ou a favor dessa pesquisa ?
Resposta: Sim,eu concordo pelo fato de podermos aprender cada vez mais sobre o país que moramos,cada rio,cada ecossistema,etc.Ou seja estudar essa matéria significa que a cada dia que se passa aprendemos mais socialmente e ecologicamente.

* Procure e cole uma figura do rio São Francisco destacando-o em azul.

Figura [ 1 ]:Acima temos o rio SÃO FRANCISCO!
* Escreva os argumentos favoráveis a transposição.
Resposta : O principal argumento da polêmica dá-se sobretudo pela destinação do uso da água: os críticos do projeto alegam que a água será retirada de regiões onde a demanda por água para uso humano e dessendentação animal é maior que a demanda na região de destino e que a finalidade última da transposição édisponibilizar água para a agroindústria e a carcinicultura.Existem outros argumentos como:
* E Estudos de Inserção Regional, que avaliou a demanda e a disponibilidade de água no Nordeste Setentrional, considerando uma área mais ampla que a beneficiada pelo empreendimento;
* Estudos de Viabilidade Técnico-Econômica,considerando o melhor traçado dos canais, o planejamento e custo das obras, ea sua viabilidade econômica. Além desses argumentos exisem outros como os impactos que serão causados,com: *
* Aumento da água disponível e diminuição da perda devido aos reservatórios.
* Geração de cinco mil empregos durante a construção da obra (quatro anos), sobretudo nas cidades onde serão implantados os canteiros de obras. Entretanto, ao término das obras, não haverá um impactosignificativo em termos de geração de empregos.
* Aumento a renda e o comércio das regiões atingidas. Durante a obra, haverá grande incremento no comércio e renda nas cidades que abrigarão os canteiros de obra.
* A longo prazo, a elevação do emprego e renda virão da agricultura irrigada e da indústria que serão conseqüência da transposição.
* Abastecimento de até 12,4 milhões de pessoasdas cidades, através de sistemas de abastecimento urbano já implantados, em implantação ou em planejamento pelas autoridades locais.
* Abastecimento rural com água de boa qualidade. O projeto prevê a construção de chafarizes públicos em 400 localidades urbanas do sertão inseridas na região do projeto que não possuem sistema de abastecimento adequado.
* Redução de problemas trazidos pelaseca, como a escassez de alimentos, baixa produtividade no campo e desemprego rural. 340 mil pessoas seriam beneficiadas, sobretudona Bacia do Piranhas-Açu (39%) e na bacia do Jaguaribe (29%).
* Irrigação de áreas abandonadas e criação de novas fronteiras agrícolas. Pode-se viabilizar, de acordo os estudos realizados, aproximadamente, 161.500 hectares, em 2025, sendo 24400 hectares parairrigação difusa ao longo dos canais e 137.100 hectares.para irrigação planejada.
* A qualidade da água dos rios e açudes das regiões receptoras será beneficiada com as águas do São Francisco.
* A oferta de água irá ajudar a fixar cerca de 400 mil pessoas no campo.
* Redução de doenças e óbitos gerados pelo consumo de água contaminada ou pela falta de água. Estima-se que baixará em cercade 14.000 o número de internações provocadas por doenças de associação hídrica no ano de 2025 de uma previsão de 53 mil na ausência do projeto.
* Redução da pressão na infra-estrutura de saúde devido à diminuição dos casos de das doenças trazidas pelas águas impróprias.


3- Escreva os argumentos desfavoráveis a transposição dos rios.
* Perda do emprego da população nas regiõesdesapropriadas e dos trabalhadores ao término das obras.
* Modificação nos ecossistemas dos rios da região receptora, alterando a população de plantas e animais aquáticos. A criação de ambientes aquáticos distintos dos existentes, a alteração dos volumes de água nos rios receptores promoverá uma seleção das espécies. Peixes e outros organismos aquáticos são importantes na reconstrução da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transposição do rio são francisco
  • Rio Sao Francisco
  • Transposição do Rio são Francisco
  • A Bacia do Rio São Francisco
  • sobre o rio são francisco
  • Rio São Francisco
  • A importância do rio são francisco
  • Transposição do rio são francisco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!