Rio ramza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO AO BENEFICIAMENTO

Nem sempre os minerais apresentam-se na natureza na forma em que serão consumidos pela indústria, quer seja por suas granulometrias (tamanhos) quer por estarem associados a outros minerais, que não têm interesse ou são indesejáveis para o processo industrial a que se destinam. É para a adequação dos minerais que se utiliza o beneficiamento dos minérios, ou seja omesmo consiste em separar o minério de qualquer rejeito indesejado e deixá-lo em uma forma, ou tamanho de grão, adequado para estocagem, transporte ou que melhor convenha à etapa seguinte ao beneficiamento.
O objetivo do beneficiamento de materiais é conseguir um minério que possua apenas uma espécie. Contudo este objetivo não é possível de ser alcançado em sua totalidade em condições práticas.Nas indústrias e mineradoras o custo também é um fator, portanto, nem sempre o processo que consegue a maior pureza é o mais recomendado.
Concentração
Termo que significa, geralmente, remover a maior parte da ganga, presente em grande proporção no minério.
A purificação, consiste em remover do minério (ou pré-concentrado) os minerais contaminantes que ocorrem em pequena proporção de tamanho.Cominuição, isto é, britagem e/ou moagem, lembrando que essas operações são caras, devido a energia consumida e o revestimento usado no meio moedor. Para evitar uma moagem excessiva, faz-se uso de operações de separação por tamanho (peneiramento, ciclonagem etc.) nos circuitos de cominuição.
Na maioria das vezes, as operações de concentração são realizadas a úmido. Para ser transportado, ou mesmo,adequado para a indústria química, é necessário eliminar parte da água do concentrado. Estas operações compreendem desaguamento (espessamento e filtragem) e secagem e, geralmente, na ordem citada:
 Cominuição: britagem e moagem;
 Para um minério ser concentrado, é necessário que os minerais estejam fisicamente liberados. Isto implica que uma partícula deve apresentar, idealmente, uma únicaespécie mineralógica. O minério é submetido a uma operação de reduçãoPeneiramento (separação por tamanhos) e classificação (ciclonagem, classificador espiral);
 Concentração gravítica, magnética, eletrostática, concentração por flotação etc.
 Desaguamento: espessamento, filtragem;
 Secagem: secador rotativo, spray dryer, secador de leito fluidizado;
 Disposição de rejeito.
Deve-se sempre terem mente que os custos decorrentes de uma etapa adicional de tratamento de um determinado bem mineral não devem ser maiores do que a agregação de valor ao produto assim obtido, exceto em caso de guerra pó exemplo. Sendo assim significa dizer que toda e qualquer atividade industrial, está voltado para o lucro. Devemos lembrar também que, por se tratar de bens não renováveis, não se deve permitir oseu aproveitamento predatório, pois o maior lucro obtido, em menor prazo possível, dificilmente estará subordinado aos interesses sociais. Diz-se, a respeito, em contraposição à agricultura, que “minério só dá uma safra”.
Principais métodos de concentração:
Separação/concentração gravítica ou gravimétrica:
Método que apresenta bons resultados com baixo custo. O processo se baseia nadiferença de densidade existente entre os minerais presentes, utilizando-se de um meio fluido (água ou ar) para efetivar a separação/concentração.
Separação magnética:
A propriedade determinante nesse processo é a suscetibilidade magnética. Os processos podem ser desenvolvidos via seca ou via úmida. Os equipamentos mais utilizados são os tambores, correias, rolos, carrosséis e filtros. A separaçãomagnética é adotada na produção de minério de ferro, areias quartzosas, feldspatos, nefelina sienitos, etc.
Flotação:
É aplicado no beneficiamento de minérios com baixo teor e granulometria fina. O processo se baseia no comportamento físico-químico das superfícies das partículas minerais presentes numa suspensão aquosa. A flotação é adotada na produção de areias quartzosas de elevada pureza,...
tracking img