Rio masi vinte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O presente trabalho trata do Meio Ambiente como uma forma de todos os cidadãos manterem o equilíbrio ecológico e um desenvolvimento sustentável que deve ser construído em conjunto.
Entretanto, as conferências ambientais vêm ocorrendo, donde a Organização das Nações Unidas convoca países para discutir sobre o Meio Ambiente e desenvolvimento. Ademais, desafios existem para estabelecimento deestratégias de ação que permita a salvação do planeta. A responsabilidade de todos por esta questão é dos humanos na conservação de seu meio ambiente.
É de nosso conhecimento que o meio ambiente agrupa um conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica e que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
Logo, o impacto ambiental é dado poralterações das propriedade físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança ou energia resultante das populações.
O meio ambiente, por ser um tema transversal, espera-se que todos os sujeitos venham contribuir na sua preservação e conservação, pois osdesafios são mútuos no enfrentamento de ações para a melhoria das condições de vida no mundo e, um deles é relativo à mudança de atitudes na interação com o patrimônio básico para a vida humana – o meio ambiente.
O meio ambiente é fundamentalmente importante para todos os seres que habitam na terra, pois envolve todas as coisas vivas e não vivas. Logo, afetar os ecossistemas e a vida dos humanos éprejudicial para a vivência de todos.
Todavia, proteger o meio ambiente e garantir a sua sustentabilidade permite a sua permanência dos recursos naturais, bem como dota o homem na capacidade de interagir como mundo preservando o meio para não comprometer os recursos naturais das gerações presentes e futuras.
Desse modo, temos que entender que o meio ambiente é complexo e que o mesmo é delineadopor diversos componentes como: a) conjunto ecológico que funciona como um sistema natural, mesmo sob efeito de intervenção humana e de outras espécies de planeta, incluindo vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais; b) recursos naturais e fenômenos físicos – universais que não possuem um limite claro, como ar, água e clima, assim como energia, radiação,descarga elétrica e magnetismo, que não são organizados por atividades humanas.
É relevante dizer também que já existe uma grande preocupação com a questão ambiental. Conferências são realizada, como a das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972 que definiu-se o meio ambiente da seguinte maneira: “o meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos esociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas”. Nessa Conferência participaram 113 países, onde debateram a questão ambiental, denunciando a devastação da natureza e a elaboração de dois documentos: a “Declaração sobre o Meio Ambiente Humano” e o “Plano de Ação Ambiental”. Ademais, houve recomendações feitas nesseevento e, a principal foi a de que deveria ser dada ênfase à educação ambiental como forma de se criticar e combater os problemas ambientais existentes na época. Ainda nesse evento houveram críticas dos países subdesenvolvidos aos países ricos, por acreditarem que estes queriam limitar o desenvolvimento econômico dos países pobres usando políticas ambientais de controle da poluição como meio deinibir a competição no mercado internacional.
Por sua vez, o governo brasileiro em função da Conferência de Estocolmo e pressionado pelo Banco Mundial, criou a Secretaria Especial do Meio Ambiente com o propósito de implementar uma gestão integrada no meio ambiente.
Tendo em vista essa política, foram realizadas mais três conferências sobre educação ambiental. A primeira foi a Conferência de...
tracking img