Rio itapecerica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Visita ao Parque Estadual da Serra do Rola-Moça – Belo Horizonte


Belo Horizonte
2011

SUMÁRIO

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................. 4
3 CONCLUSÃO …....................................................................... 5
4 REFERÊNCIA BIBLIORÁFICA ….............................................. 6
5 APÊNDICE….....................….................................................... 6

1 INTRODUÇÃO

Visitamos o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, em Belo Horizonte com o propósito de aprender utilizar o GPS

Os resíduos sólidos são os maiores problemas que ameaçam a vida na terra, pois além de poluir o solo, a água e o ar, também atrai vetores que veiculam doenças. Uma sociedade consumista,onde as pessoas valem a quantidade de bens que possuem ou consomem e geralmente acabam consumindo mais e mais, consequentemente produzindo mais resíduos.

Além das pessoas físicas, as empresas que trabalham com o abastecimento das grandes cidades brasileiras, (CEASA) estão jogando alimento fora, enquanto muitos e muitos brasileiros e brasileiras estão catando alimento do lixo para sobreviver e nãomorrer de fome, nas piores condições higiênicas possíveis. Basta imaginar que em 1992, no Brasil, foram jogados ao lixo cerca de 15 milhões de toneladas de alimentos e 32 milhões de brasileiros passando fome.

Diante do consumismo exagerado e o esquecimento de um simples ato de limpeza diária, o saneamento ambiental no Brasil chegou a níveis insuportáveis. Por todos os lados que se olha vê lixoou poluição. E quando não vê, escuta a poluição. A ação de tratamento da poluição e a disposição de resíduos sólidos urbanos ou rurais são cotidianamente negligenciada e muito menos debatida pelo Poder Público.

Resíduos de toda natureza são encontrados em todos os tipos de bairros, da mais alta à mais baixa classe. Muitas das vezes, os materiais são utilizáveis ou reaproveitáveis na indústriada reciclagem, considerada relativa, pois um resíduo pode ser inútil para uns e matéria-prima para outras pessoas.

2 DESENVOLVIMENTO

A limpeza urbana da cidade de Belo Horizonte é executada pela própria SLU (Superintendência de Limpeza Urbana). Os funcionários da SLU executam manutenção permanente de limpeza urbana dos logradouros públicos do município, o que na prática realizam serviços deroçada, poda, limpeza de valas e riachos, varrição das vias públicas e os serviços de coleta e transporte destes resíduos, além da varrição de praças, transporte e descarte dos resíduos de jardinagem (orgânicos) com resíduos . Além desses serviços, executam ainda a coleta periódica do entulho, mobiliário velho e galhadas de pequena monta, agregados nas calçadas e muitas vezes são misturados com osresíduos domiciliares.

Cerca de 50% dos resíduos coletados diariamente em Belo Horizonte são entulho da construção civil. Em consequência disso a SLU criou e implantou o Projeto da Reciclagem de Entulho, com o objetivo de eliminar pontos clandestinos de descarte, garantir maior vida útil ao Aterro Sanitário, gerar material de construção alternativo a baixo custo para ser utilizado emsubstituição a materiais convencionais, contar com a participação da população na entrega de entulho nas unidades de recebimento apropriadas e solucionar o problema dos pequenos geradores através da distribuição no município de Pontos de Entrega Voluntária de Entulho. Belo Horizonte conta hoje com duas Unidades de Reciclagem de Entulho, localizadas nos bairros Estoril e Pampulha, com capacidade deprocessamento de 120 e 240 toneladas/dia, respectivamente (em 1998).

Ainda existem bota-foras, como o riacho Olhos D'água, tributário da Lagoa da Pampulha, onde caminhões de Resíduos da Construção Civil descarregam lixo de toda natureza, em área verde, provocando poluição e entupimento de galerias. Autoridades citam que forneceram cartilhas aos construtores, mas na prática o que se vê é lixo sendo...
tracking img