Rio Grande do Sul

Páginas: 5 (1145 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2013
O Rio Grande do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil.[5] Localizado na Região Sul,[6] possui como limites o estado de Santa Catarina ao norte, o oceano Atlântico ao leste, o Uruguai ao sul e a Argentina a oeste.[7] Sua capital é o município de Porto Alegre.[8] As cidades mais populosas são: Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas e Santa Maria.[9] O relevo é constituído por umaextensa baixada, dominada ao norte por um planalto.[10] Uruguai, Taquari, Ijuí, Jacuí, Ibicuí, Pelotas e Camacuã são os rios principais.[10] O clima é subtropical[10] e a economia do Estado se baseia na agricultura (soja, trigo, arroz e milho), na pecuária e na indústria (de couro e calçados, alimentícia, têxtil, madeireira, metalúrgica e química).Em 1627, jesuítas espanhóis criaram missões,próximas ao rio Uruguai, mas foram expulsos pelos portugueses, em 1680, quando a coroa portuguesa resolveu assumir seu domínio, fundando a Colônia do Sacramento. Os jesuítas portugueses estabeleceram, em 1687, os Sete Povos das Missões. Em 1737, uma expedição militar portuguesa tomou posse da lagoa Mirim. Em 1742, os colonizadores fundaram a vila de Porto dos Casais, depois chamada Porto Alegre. As lutaspela posse das terras, entre portugueses e espanhóis, teve fim em 1801, quando os próprios gaúchos dominaram os Sete Povos, incorporando-os ao seu território. Em 1807, a área foi elevada à categoria de capitania. Grupos de imigrantes italianos e alemães começaram a chegar a partir de 1824. A sociedade estancieira passou então a coexistir com a pequena propriedade agrícola, diversificando aprodução. Durante o século XIX, o Rio Grande do Sul foi palco de revoltas federalistas, como a Guerra dos Farrapos (1835-45), e participou da luta contra Rosas (1852) e da Guerra do Paraguai (1864-70). As disputas políticas locais foram acirradas no início da República e só no governo de Getúlio Vargas (1928) o Estado foi pacificado.[12]É o estado mais meridional do país, conta com o quarto maior PIB[13]- superado apenas por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais -, o quinto mais populoso[2] e o quinto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais elevado.[4] O estado possui papel marcante na história do Brasil, tendo sido palco da Guerra dos Farrapos, a mais longa guerra civil do país. Sua população é em grande parte formada por descendentes de portugueses, alemães, italianos, africanos eindígenas. Em pequena parte por espanhóis, poloneses e franceses, dentre outros imigrantes.[14]Em certas regiões do estado, como a Serra Gaúcha e a região rural da metade sul, ainda é possível ouvir dialetos da língua italiana (talian) e do alemão (Hunsrückisch, Plattdeutsch).[14] Esse estado brasileiro originalmente teve sua economia baseada na pecuária bovina que se instalou no Sul do Brasil durante oséculo XVII com as missões jesuíticas na América, e posteriormente expandiu-se aos setores comercial e industrial, especialmente na metade norte do Estado.[15]
Politica
O estado do Rio Grande do Sul, consoante os ditames contidos na Carta Constitucional da República Federativa do Brasil, é governado por três poderes, o executivo, representado pelo governador, o legislativo, representado pelaAssembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e o judiciário, representado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e outros tribunais e juízes. Além dos três poderes, o estado também permite a participação popular nas decisões do governo através de referendos e plebiscitos.
A atual constituição do estado do Rio Grande do Sul foi promulgada em 1989.[84]
O Poder Executivogaúcho está centralizado no governador do estado, que é eleito em sufrágio universal e voto direto e secreto pela população para mandatos de até quatro anos de duração, podendo ser reeleito para mais um mandato. Sua sede é o Palácio Piratini, que desde 1921[85] é a sede do governo gaúcho.
O Palácio Farroupilha em Porto Alegre.
O Poder Legislativo do Rio Grande do Sul é unicameral, constituído...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rio grande do sul
  • Economia do Rio Grande do Sul
  • História Rio Grande do Sul
  • Porto rio grande do sul
  • Economia do rio grande do sul
  • Historia Rio Grande do Sul
  • Características do Rio Grande do Sul
  • Historia do rio grande do sul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!