Rinite alergica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RINITE ALÉRGICA

Ë um processo inflamatório das mucosas nasais como reações orgânicas imediatas ou tardias à ação de alérgenos agressores transportados pelo ar. Sendo caracterizado pelos sintomas de congestão nasal, rinorréia anterior ou posterior, espirros e prurido nasal, que ocorrem por mais de dois dias consecutivos durando mais de uma hora na maioria dos dias.
A mucosa nasal é compostapor epitélio colunar pseudo-estratificado e a submucosa contém glândulas mucosas, vasos sanguíneos, nervos, tecido conjuntivo e células inflamatórias.
Fisiologicamente a respiração nasal apresenta um ciclo, onde enquanto uma das fossas nasais apresenta maior resistência à passagem de ar (obstrução) a outra permanece desobstruída. Os estímulos responsáveis pela vasodilatação acarretam, também,aumento da secreção glandular e estímulo ao batimento ciliar. Com uma periodicidade de algumas horas (2 a 6) aquela que se apresentava obstruída passa a receber estímulos vasoconstritores e vice-versa. Este ciclo fisiológico nasal é controlado pelo sistema nervoso autonômico (S.N.A.), que se torna alterado nos quadros de rinite. Tais pacientes apresentam localmente uma hiporreatividade simpática ehiper-reatividade parassimpática, consequentemente apresentando sintomas por estímulos inespecíficos (mudança e temperatura, umidade relativa do ar etc.).

ASMA

Doença inflamatória crônica pulmonar, caracterizada por hiper-reatividade das vias aéreas inferiores e limitação variável ao fluxo aéreo.
Devido a esse fato, a expiração é incompleta, tornando os pulmões hiperinsuflados, na qualintervêm muitas células, particularmente mastócitos, eosinófilos e linfócitos T. Nos indivíduos suscetíveis, essa inflamação provoca episódios recorrentes de sibilância, dispnéia, aperto no peito e tosse, particularmente à noite e pela manhã ao despertar. Esses sintomas estão frequentemente associados à limitação ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento. Essa inflamação também causaaumento da reatividade (ou responsividade) das vias aéreas.
A causa básica da asma é a obstrução brônquica, observável particularmente pelo esforço expiratório. Devido a esse fato, a expiração é incompleta, tornando os pulmões hiperinsuflados.
Característico de inflamação brônquica que inclui denudação do epitélio das vias aéreas, hiperplasia das glândulas produtoras de muco com obstrução da luz debrônquios segmentares e bronquíolos por muco, deposição de colágeno sob a membrana basal, edema da submucosa, infiltração por células inflamatórias (neutrófilos, que são vistos em exacerbações súbitas e graves, eosinófilos, linfócitos T e basófilos) e hipertrofia/hiperplasia de músculo liso.

ESTENOSE AÓRTICA

Abertura inadequada e diminuída dos folhetos da valva aórtica durante a sístole, commodificação da via de saída do ventrículo esquerdo. Transferência inadequada de energia cinética do conteúdo do ventrículo esquerdo para a aorta. Há dificuldade na transferência do conteúdo do ventrículo esquerdo para a aorta durante a sístole do volume sistólico. Há modificação da anatomia e dinâmica dos folhetos com redução da área valvar.
Fisiologia: O sangue fica incapacitado de seguir normalmenteo seu fluxo do ventrículo esquerdo para aorta.
Causas:
Valvas congenitamente malformadas
Doença reumática
Degeneração senil com deposição de cálcio
Outras causas (raras): doenças virais, lúpus eritematoso sistêmico, hipercolesterolemia e doença reumatoide.
Doença reumática: Processo inflamatório pode contribuir para fusão das comissuras e enrijecimento das estruturas diminuindo a área devazão. É um processo lento e o comprometimento hemodinâmico ocorre por volta da 5ª década de vida. Costuma comprometer também outras valvas, principalmente a mitral.

ESTENOSE PULMONAR

Características: Sopro Proto Holodiastólico na Tricúspide sem o caráter de “ruflar” da estenose mitral.
Ex. febre reumática, fibroelastase, endocardia etc.

Na verdade, ao contrário do que se pensa, esses...
tracking img