Ridium

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Explique qual a importância da companhia de Jesus para a educação do Brasil Colônia. É o primeiro momento que se começava a pensar em educação no Brasil,com a catequização dos índios,formação de novos sacerdotes e formação da elite intelectual.Em 1554 Colégio de Piratininga começava a se pensar na formação do índio que era uma controvérsia,pois converte ao cristianismo dos valoreseuropeus,para que os índios se adéquam ao trabalho europeu.As escolas aconteciam nas vilas(a era bombalina),os professores eram os padres e dentro do mesmo espaço acontecia o primeiro momento de segregação social.Um dos fatos mais marcante é:
A preocupação e organização da economia brasileira
Aparelho administrativo
Política colonial
Fase pré capitalista
industrialização
2) Como era organizado oRatio Studiorum e qual era seu objetivo final?
Era organizados da seguinte forma:
Curso de humanidade
Filosofia
Ciências filosóficas
Tecnologia
Ciências tecnológicas
Catequizar era mais importante e instruir
Nobreza em conflitos coma ordem
Instrução voltadas para as elites(era a defesa do catolicismo)
Rigidez moral e intelectual
Colonos mais ligados a religião do que a coroaObjetivo era levá-los ao conhecimento e o amor do criador.
3) Após a expulsão dos Jesuítas em 1759, foram instituídas as aulas Régias, para compreensão destas aulas responda: Quem as implantou? Como eram organizadas? E quais os problemas advindos desta implantação? Quem implantou as aulas regias foi Marquês de Bombal,e eram organizadas em aulas avulsas (isoladamente),como se fosse um tapa buraco elesestudavam Por eliminação de matérias,( latim,grego,filosofia e retórica),foi criado um fundo chamado subsídio Literário, um imposto que a população pagava para manter as aulas. Na prática o sistema das Aulas Régias pouco alterou a realidade educacional no Brasil, tampouco se constituiu numa oferta de educação popular, ficando restrita às elites locais.os problemas foram,o fim da sequenciação,faltade dinheiro para manter os cursos e o retrocesso.
4) Explique a mudança fundamental que ocorreu na educação brasileira com a chegada da família Real no Brasil.
As mudanças foram muitas irei citar algumas:
Abertura dos portos
Dependência da Inglaterra
Fluxo cultural e educacional
Academia real da marinha
Academia da cirurgia (anatomia e medicina)
Formação técnica
Jardim botânicoBiblioteca nacional
E as para a educação foram implantadas duas escolas primárias públicas no Rio de Janeiro para atender a uma população de 45.000 pessoas, acrescidas das 15.000 que vieram com a Corte.
5) Como era organizado e dividido o Ensino no Brasil Imperial?
Foi organizado da seguinte forma instituição de ensino,legislação educacional,escolas elementares.Nos três níveis: primário, secundárioe superior. O primário mantinha a condição de escola de primeiras letras. Este nível de ensino passou a ter maior destaque em função do número crescente de pessoas que passaram a perceber que, além do preparo para o secundário, poderia também ser importante para o ingresso em cargos burocráticos de menor importância. O ensino secundário, com poucas alterações, continuou com a função de preparar aelite local para o acesso aos níveis superiores.
6) Faça uma pesquisa sobre a lei da educação de 15 de outubro de 1827 e apresente, após a análise a lei, como você percebe o compromisso do Governo Imperial com a educação popular.No “Art.6 Os professores ensinarão a ler, escrever, as quatro operações de aritmética, prática de quebrados, decimais e proporções, as noções mais gerais de geometriaprática, a gramática de língua nacional, e os princípios de moral cristã e da doutrina da religião católica e apostólica romana, proporcionados à compreensão dos meninos; preferindo para as leituras a Constituição do Império e a História do Brasil!”. mostrando o mau estado do ensino elementar no país. Argumentava que, apesar dos esforços e gastos do Estado no estabelecimento e ampliação do ensino...
tracking img