Ricos quimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Regras Gerais de Segurança num Laboratório Químico

TÓPICOS I - Das Responsabilidades II - Incêndio III - Alimentos IV - Normas Básicas para uso de Equipamentos Elétricos V - Cuidados a serem tomados no trabalho com as Substâncias Químicas no Laboratório VI – Trabalho com gases sob alta pressão

I – DAS RESPONSABILIDADES

A Comissão de Segurança do LµE tem função de estabelecer normas,apontar problemas e sugerir soluções. Desta forma ela é responsável pelas diretrizes da segurança do LµE. A REITORIA é responsável pela infra-estrutura de eletricidade (subestações), reservatório e distribuição de água, destino final dos rejeitos químicos, vigilância no período sem expediente e manutenção de mangueiras e extintores de incêndio externos. A Direção das unidades é responsável porassegurar a infra-estrutura mínima indispensável na unidade, ou seja: rede elétrica (quadros e distribuição interna da eletricidade) e manutenção dos extintores internos carregados. O chefe do laboratório é responsável por: a) Estabelecer uma ordenação e rotina em relação ao material de alta periculosidade. b) Providenciar o Manual de segurança específico do Laboratório. c) Providenciar, quandonecessário, treinamento adequado para os iniciantes no laboratório d) Supervisionar o cumprimento das normas estabelecidas pelo referido Manual. Cada membro ou usuário do laboratório deve ler cuidadosamente os capítulos que dizem respeito ao seu trabalho. Em caso de dúvida deve procurar o Coordenador do Laboratório para esclarecimento.

IMPORTANTE Acidentes decorrentes da inobservância das normaspodem ter conseqüências diversas, entre as quais, impedimento de compra de solventes controlados pela polícia federal, indenização dos prejuízos, etc.

II - INCÊNDIO 1. CUIDADOS PARA EVITAR INCÊNDIOS · Assegurar o bom estado dos quadros da rede elétrica. · Assegurar o uso adequado das tomadas conforme recomendações especificadas no capítulo “normas básicas para uso de equipamento elétrico”. ·Armazenamento dos bujões de gás em local bem ventilado fora do prédio. Tolera-se o uso de bujões de até 13kg no interior do prédio em áreas seguras. · Solventes químicos não podem ser armazenados próximos a fornos, estufas e locais aquecidos. · Os laboratórios devem ser fechados adequadamente, porém, permitindo o acesso à Brigada de Incêndio, visto que o incêndio pode se alastrar e ameaçar aInstituição como um todo. 2. EQUIPAMENTOS PARA CONTROLAR INCÊNDIOS · Extintores de incêndio para produtos químicos (extintores PQS de pó), eletricidade (extintores de CO2) e para papéis (extintores de água pressurizada) devem estar à disposição. Em instalações que utilizam muito equipamento elétrico, deve-se ter um maior número de extintores para eletricidade; em locais que contenham muitos produtosquímicos, deverá haver mais extintores PQS. Os dois podem ser utilizados em ambos os casos, porém procurando sempre utilizar o mais adequado. · Os extintores devem estar dentro do prazo de validade e fixados em locais de fácil acesso, como por exemplo, nos corredores. Em locais de maior periculosidade, recomenda-se que haja um extintor a cada 10m. Também se recomenda a colocação de um extintordentro dos laboratórios que contenham muitos solventes ou equipamentos elétricos. 3. COMO PROCEDER EM CASO DE INCÊNDIO Se forem percebidos indícios de incêndios (fumaça, cheiro de queimado, estalidos, etc.), aproxime-se a uma distância segura para ver o que está queimando e a extensão do fogo.

Dê o alarme pelo meio disponível aos responsáveis. Se não souber combater o fogo, ou não puder dominá-lo,saia do local, fechando todas as portas e janelas atrás de si, mas sem trancá-las, desligando a eletricidade, alertando os demais ocupantes do andar e informando os laboratórios vizinhos da ocorrência do incêndio. Não perca tempo tentando salvar objetos, salve sua vida. Mantenha-se vestido, pois a roupa protege o corpo contra o calor e a desidratação. Procure alcançar o térreo ou as saídas de...
tracking img