Ricos da gravidez na adolescência [RESIVÃO DE ARTIGO]

735 palavras 3 páginas
Revisão Literária dos artigos:
- A adolescência como fator de risco social na gravidez.
- Gravidez na adolescência: um olhar sobre um fenômeno complexo.

Erivelton Ramos de Melo Damascena Josué Targino da Silva Neto
Guilherme Pereira de Oliveira

Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Educação Física
Recife – PE

Fatores de riscos da gravidez na adolescência
Resumo: Estes artigos abordam a gravidez na adolescência e os principais riscos que a mãe e a criança podem a ter com a indesejada gravidez precoce, através de resultados e dados de pesquisas.

Palavras Chaves: Adolescência; gravidez; fatores de riscos.

Risk factors of teenage pregnancy

Abstract: These articles address teenage pregnancy and the main risks that the mother and the child can come with unwanted early pregnancy, through results and survey data.
KeyWords: Adolescence, Pregnancy; risk factors

INTRODUÇÃO

A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É nesta fase importante de autoconhecimento que a falta de informação pode gerar uma gravidez inesperada ou mesmo a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, causando riscos a sua saúde, e no caso da gravidez, também ao seu bebê.

OBJETIVO
O seguinte artigo tem como objetivo apresentar alguns principais riscos que compõe a gravidez na adolescência e mostrar as principais características que fazem parte de uma gestação de risco para as adolescentes.

METODOLOGIA Realizado um presente estudo com base em artigos que explorava ideias sobre alguns riscos e casos ocorrentes na gravidez e gestação na adolescência. Como referências tiveram as revisões bibliográficas dos artigos: A adolescência como fator de risco social na gravidez e Gravidez na adolescência: um olhar sobre um fenômeno complexo.

Relacionados