Rickettsia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Rickettsia é um gênero de bactérias sem motilidade, Gram-negativas, não formadora de esporos, bactérias altamente pleomórficas que podem apresentar-se como cocos (0,1 m de diâmetro), bacilos (1-4 mM longa) ou como espirilos (10 mM de comprimento). Sendo parasitas intracelulares obrigatórios, a sobrevivência de Rickettsiales depende de entrada, crescimento e replicação dentro docitoplasma das células hospedeiras eucarióticas (células tipicamente endoteliais). Devido a isto, não podem viver em ambientes artificiais, mas sim em ambientes compostos de nutrientes e são cultivadas tanto em tecido ou culturas de embriões (geralmente, embriões de galinha são usados). A maioria das bactérias Rickettsia conhecidas são suscetíveis aos antibióticos do grupo das tetraciclinas.Espécies de Rickettsia são transportadas por pulgas e piolhos, e causam doenças em seres humanos. Elas também têm sido associados com uma variedade de doenças de plantas.
“Rickettsia” é um nome que é frequentemente usado para qualquer membro da Rickettsiales. Eles são um dos parentes vivos mais próximos para as bactérias que foram a origem da organela mitocôndria que existe dentro maioria das célulaseucarióticas.
Seu tamanho e o fato delas só poderem viver e se reproduzir dentro de outras células, levantaram a suspeita delas serem as descendentes das primeiras bactérias que foram englobadas por uma célula eucariota, gerando as mitocôndrias. O genoma de Rickettsia prowaseckii foi sequenciado, o que revelou um certo parentesco com nossas mitocôndrias.
Rickettsia rickettsii é o agenteetiológico da febre maculosa (RMSF),. A doença é geralmente iniciada pela picada de um carrapato infectado e é caracterizada clinicamente por febre, exantema e cefaléia. Taxonomicamente, R. rickettsii está intimamente relacionado a uma variedade de carrapatos que são distribuídos em todo o mundo. Dentre as espécies patogênicas do grupo da febre maculosa incluem R. sibirica, R. conorii, e R. australis (90).Como um grupo, estes organismos são encontrados em todos os continentes e podem causar "tifo do carrapato" em milhares de indivíduos a cada ano.
Taxas de mortalidade na era pré-antibiótica foram tão elevadas quanto 70-80% em algumas áreas, mas no geral variam de 2-15% hoje. A probabilidade de mortalidade depende da idade do paciente, tempo de tratamento, e outros fatores. Nos últimos anos maisde 1000 casos de RMSF foram relatados anualmente nos Estados Unidos.

MORFOFISIOLOGIA
Rickettisias são organismos pleomórficos, muito pequenos, que apresentam-se como cocos (0,1 m de diâmetro), bacilos (1-4 mM longa) ou como espirilos (10 mM de comprimento).
São do tipo Gram negativo, possuem a parede celular com peptidoglicanos e lipopolisacarídeos e são rodeadas de polisacarídeo capsular.Não possuem motilidade.
Apesar de terem seu mecanismo energético próprio, ele é insuficiente, então as rickettisias são parasitas energéticos(translocadores de ATP e ADP). São parasitas intracelulares obrigatórios, pois sobrevivem muito pouco tempo fora do hospedeiro ou vetor.
Existe alguma semelhança com os vírus, mas o fato de elas possuírem DNA e RNA, produzirem suas próprias proteínas e deresponderem ao tratamento com anti-bióticos, nos permite afirmar que não são vírus.

METABOLISMO
As rickettisias penetram a célula do hospedeiro por um mecanismo ativo, localizando-se tanto no citoplasma quanto no núcleo. Se multiplicam por fisão binária com um tempo de duplicação maior que outras bactérias em células metabolicamente ativas.
Os agentes do gênero Rickettisia não podesobreviver a fagolisossomos; as espécies virulentas são aquelas capazes de evitar a união do fagolisossomo. Uma vez multiplicadas saem do exterior da célula por lise celular ou exocitose.
Em soluções diluídas de sal tamponada, isolada rickettsia são instáveis, perdendo tanto a atividade metabólica e infecciosidade para células animais. Se, no entanto, o meio é enriquecido com potássio, albumina de...
tracking img