Ribossomos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ribossomos








➢ Origem e composição :


Ribossomos são estruturas citoplasmáticas responsáveis pela síntese de proteína dentro do citoplasma as células. Todas as célulasdo planeta terra, possuem ele dentro do citoplasma, ou seja, tanto os indivíduos procariontes e os indivíduos eucariontes, tem ribossomos dentro do citoplasma da célula. È composto por uma unidademenor e uma unidade maior, ambos unidades se encaixam, formando a estrutura chamada ribossomo. Essas duas subunidades são formadas por moléculas RNA ribossômico (tipo de RNA especial) e associam aamplos complexos de proteína, sendo três moléculas de RNA nos procariotos e quatro nos eucariotas, formando essas duas subunidades.
Lembrando que não são limitados por membrana.




[pic]Função:


Têm como função sintetizar proteínas que serão utilizadas em processos internos da célula.LOCALIZAÇÃO E TIPOS DE RIBOSSOMOS



Ribossomos são encontrados nas células sob duas formas:


Ribossomos livres:

A síntese de proteínas feita por ribossomos livres ficam soltas no citoplasma.[pic]


• Podem ocorrer como um único ribossomo ou em grupos conhecidos como polirribossomos ou polissomos





[pic]

o Polirríbossomos é um conjunto de vários ribossomosligados por uma fita de RNA mensageiro, onde os ribossomos fazem a leitura e resulta na produção de uma proteína especifica ditada pela sequencia de DNA.


o A presença de vários ribossomos emuma mesma molécula de RNA, tem a função de aumentar a velocidade do processo de produção de moléculas de proteínas.



o Responsáveis pelas proteínas que estão em solução no citoplasma ouformam elementos móveis ou estruturas citoplasmáticas importante






















































➢ Ribossomos...
tracking img