Riberalves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA ELÉCTRICO NACIONAL

Em termos organizativos, o SEN pode ser dividido em cinco actividades principais: produção, transporte, distribuição, comercialização e operação dos mercados organizadosde electricidade que, em regra, são desenvolvidas de forma independente.
Produção de electricidade
A produção de electricidade está inteiramente aberta à concorrência.
A produção de electricidadeé dividida em dois regimes: (i) produção em regime ordinário, relativa à produção de electricidade com base em fontes tradicionais não renováveis e em grandes centros electroprodutores hídricos, e (ii)produção em regime especial, relativa à cogeração e à produção eléctrica a partir da utilização de fontes de energia renováveis e da cogeração.
No actual enquadramento legal, a lógica do planeamentocentralizado de produção de electricidade é substituída por uma lógica de mercado e de iniciativa privada, havendo apenas lugar à intervenção do operador do sistema para efeitos de segurança doabastecimento de energia eléctrica no SEN quando se perspectivem situações de escassez energética.
No enquadramento legal anterior, a optimização da produção assentava nos custos variáveis de produção decada centro electroprodutor e, actualmente, a optimização resultará de uma lógica de mercado.

Transporte de electricidade
A actividade de transporte de electricidade é efectuada através da RedeNacional de Transporte (RNT), mediante uma concessão atribuída pelo Estado Português, em regime de serviço público e de exclusividade à REN SA.

Distribuição de electricidade
A distribuição deelectricidade processa-se através da exploração da rede nacional de distribuição (RND) constituída por infraestruturas ao nível da alta e média tensão, assim como da exploração das redes de distribuição debaixa tensão. A rede nacional de distribuição é operada através de uma concessão exclusiva atribuída pelo Estado Português. Actualmente, a concessão exclusiva para a actividade de distribuição de...
tracking img