Riariaria

940 palavras 4 páginas
Contexto histórico
Chicago, EUA, 1830. O núcleo urbano já existente surge após a conquista do território pelo exército americano em 1804. A morfologia encontra-se disposta sobre uma malha quadriculada (tabuleiro de xadrez). Neste período surge o deslocamento vertical, o elevador e o sistema construtivo, adota o ferro como sistema estrutural (concreto se desenvolve paralelamente).
No início do séc. XIX (1830), o núcleo urbano foi construído sobre uma malha em tabuleiro de xadrez. Várias cidades americanas tiveram sua concepção baseada neste tipo de desenho urbano. Em 1871, um grande incêndio destrói praticamente toda a cidade de Chicago, as antigas construções em madeira são devastadas. A cidade, que naquela época já constitui um grande centro financeiro e pólo industrial, investe na reconstrução, que ocorre entre os anos de 1880 e 1900.
Essa reformulação urbana transforma a cidade numa grande metrópole com edifícios para escritórios, grandes magazines, hotéis, adotando novas tecnologias construtivas e novos materiais nos projetos. Uma das inovações é a utilização de painéis de vidro como sistema de vedação.

A arquitetura que vai surgir
Na malha quase que inteira a ser construída, explode a especulação imobiliária. A idéia é ocupar o máximo do terreno e da altura. A volumetria cúbica toma conta da morfologia e a rigidez formal e volumétrica, produz edifícios com formas semelhantes que se diferenciam apenas pelos detalhes das fachadas.
Na arquitetura, o vidro e a estrutura são o foco de inovação. A fachada é o resultado da ‘ossatura’ da construção. A arquitetura tem caráter unitário, principalmente no que diz respeito à utilização do material e adoção de uma nova linguagem e o surgimento da tipologia conhecida como arranha-céu. As várias indústrias de ferro existentes próximas à cidade favoreceram, e ampliaram nessa reconstrução. O esqueleto de aço com paredes de vidraças contínuas, e os elevadores hidráulicos ou elétricos, marcam a nova

Relacionados

  • Hahah
    672 palavras | 3 páginas
  • como calcular frações
    4651 palavras | 19 páginas
  • Roidz Profiles 4
    196258 palavras | 786 páginas