Rhaum

519 palavras 3 páginas
“Relação criada entre consumo e felicidade mina o desenvolvimento infantil.”, “Boff e a crise terminal do capitalismo. Destruir as duas fontes de sua riqueza e reprodução: a natureza e o trabalho.” E “Qual a influência que a publicidade exerce sobre as crianças?”

1) Crise no capitalismo.

Através do pensamento de Leonardo Boff, a crise do capitalismo nos dias de hoje chega a ser algo terminal, pelo fato de nós, seres humanos, usufruirmos de todos os recursos oferecidos pela natureza de forma que ela não consiga repor posteriormente, o que acaba gerando um esgotamento nos recursos naturais.

O capitalismo não existe mais em prol da humanidade, existe com a única função de gerar mais e mais capital, sem se importar a quem irá afetar. Com a substituição da mão-de-obra humana pela máquina o desemprego estrutural só aumenta e muitos desses desempregados nunca mais conseguirão voltar ao mercado de trabalho, o que acaba sacrificando toda uma sociedade em prol da economia.

Apesar de tudo, o próprio capitalismo acaba se sabotando: com a necessidade de uma mão-de-obra cada vez mais especializada, o sistema praticamente obriga a população a estudar cada vez mais, com o objetivo de se manter economicamente e isso, involuntariamente, acabou criando pessoas pensantes, capazes de entender o quão perverso é o sistema, aumentando ainda mais a crise já existente.

2) Publicidade infantil.

A publicidade voltada para as crianças foi a grande sacada de grandes empresas como, por exemplo, que vendem fast foods. O Mc Donald’s é, se não a principal, umas das empresas que apelam para a publicidade infantil para vender seus produtos, fazendo anúncios que garantem um brinde na compra do Mc Lanche Feliz, por exemplo.

A questão é que o público infantil não tem noção uma alimentação balanceada é fundamental para sua saúde, estão apenas interessadas no brinde que vem junto ao hambúrguer e, com isso, acabam conseguindo

Relacionados