Rh - universidade corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Politécnico SENAC Riachuelo

Universidade Corporativa

Técnico em Administração – Rh

Universidade Corporativa

Introdução
A mudança que vem ocorrendo nas empresas quanto à educação não está apenas no nome “Treinamento & Desenvolvimento”.
O que ocorre é uma significativa mudança de paradigma na educação corporativa, em que não basta mais treinar funcionários para que elesadquiram mais qualificação, mas é preciso desenvolver, nestes funcionários, uma maneira totalmente nova de pensar e agir, para que eles possam estar permanentemente aptos a desempenharem suas funções e se adaptarem, ou melhor, ainda, se anteciparem as mudanças e dinâmica do mercado e dos negócios. Após o rompimento com o velho paradigma educacional, não haverá mais espaço para consultoresexternos que não forem flexíveis o bastante para contextualizarem seus conhecimentos com a realidade e as necessidades das empresas.

As Universidades Corporativas, necessariamente não possuem uma sede própria uma instalação, embora algumas possuam, elas representam o envolvimento da organização e dos funcionários no aprendizado continuo, para desenvolver as melhores práticas, aliadas aos objetivosorganizacionais.
O conceito de universidade corporativa corresponde à implementação dos seguintes pressupostos, segundo Fleury e Oliveira Jr. (2001):
Desenvolver as competências críticas em vez de habilidade;
Privilegiar o aprendizado organizacional, fortalecendo a cultura corporativa, e não apenas o conhecimento individual;
Concentrar-se nas necessidades dos negócios, tornando o escopoestratégico, e não focado exclusivamente nas necessidades individuais;
Público interno e externo (clientes, fornecedores e comunidade), e não somente funcionários;
Migrar do modelo ‘sala de aula’ para múltiplas formas de aprendizagem; e Criar sistemas efetivos de avaliação dos investimentos e resultados obtidos.
A real missão da universidade corporativa consiste em formar e desenvolver os talentoshumanos na gestão dos negócios, promovendo a gestão do conhecimento organizacional por meio de um processo de aprendizagem ativa e contínua.
O principal objetivo da educação corporativa é evitar que o profissional se desatualize técnica, cultural e profissionalmente, e perca sua capacidade de exercer a profissão com competência e eficiência, causando desprestígio à profissão, além do sentimentode incapacidade profissional.
Educação corporativa é, portanto, o conjunto de práticas educacionais planejadas para promover oportunidades de desenvolvimento do funcionário, com a finalidade de ajudá-lo a atuar mais efetiva e eficazmente na sua vida institucional.
Mesmo quando a educação corporativa não envolve a montagem de uma grande estrutura interna, o investimento não é pequeno. O Brasil,já movimenta alguns bilhões de reais por ano com educação, sendo que a razão dessa explosão é a sociedade do conhecimento, onde este se tornou o principal recurso econômico e além de tudo, talvez seja o mais marcado pela escassez, lembrando que o segmento mais promissor é o segmento representado pelo público adulto já inserido no mercado de trabalho. A universidade corporativa também é fonte desolução de problemas. São ganhos, sem dúvida, que se somam ao reforço da identidade e da cultura da empresa.

Exemplo de Universidade Corporativa
Universidade Correios
Histórico

Setor de Clubes Esportivo Norte-SCEN - Trecho 02 - Lote 04 - Via L4 70800- 900 - Brasília - DF - FAX: (61) 3535-8989
Desde sua fundação, em 1969, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT investe em recursoshumanos, visando à formação de pessoal especializado e a melhoria da qualidade operacional.
No final da década de 70, a ECT passa a dispor de dois órgãos para treinamento e desenvolvimento de seus empregados: a Escola Superior de Administração Postal - ESAP, voltada ao ensino do pessoal de nível superior e o Departamento de Recursos Humanos - DRH, com representações regionais para treinarem...
tracking img