Rh produção textual interdiciplinar individual.

Páginas: 7 (1684 palavras) Publicado: 14 de abril de 2011
Produção Textual Interdiciplinar Individual.
Recrutamento e Seleção são um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro de uma organização ou empresa. E é através do processo de recrutamento e seleção que o gestor consegue efetivamente verificar se um candidato tem ou não o perfil necessário para preencher a vagade trabalho na empresa. Existem dois tipos de recrutamento e Seleções : o interno e o externo. O recrutamento interno é utilizado para preenchimento de vagas, através de remanejamento dos quadros existentes na organização e empresa . Já o recrutamento externo é utilizado para atrair os candidatos que estão fora da instituição.
O processo de seleção pode variar de empresa à empresa, todoprocesso de seleção é feito por etapas com a finalidade de levar à contratação de candidatos qualificados. O processo de seleção pode ser constituído por três processos: colocação: ocorre quando existe apenas um candidato para uma vaga, sendo necessário efetiva-lo sem qualquer descarte; Seleção: existem vários candidatos para uma mesma vaga. Assim, analisa-se o candidato fazendo um paralelo entre seuperfil e o perfil exigido pelo cargo e a partir dessa análise, decidir qual o melhor candidato a ser escolhido; Classificação: existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato.
Nesse sentido, existem fases que visam a eliminação dos candidatos não adequados, filtrando-os aos poucos. Após o termino de cada etapa gera-se na empresa a decisão de qual ou ambos candidatospassam para a próxima etapa ou não do processo de seleção, também poderá gerar a decisão de remanejamento do candidato para outro cargo onde poderá ser aproveitado. Todo processo de seleção inicia-se por uma triagem entre os candidatos recrutados, normalmente realizado por uma entrevista, rápida, ou análise de currículo e ficha de inscrição do candidato, com a finalidade de verificar se o candidatotem os requisitos exigidos para o cargo e se as condições oferecidas pela empresa poderão satisfazê-lo.
Na segunda faze é testado os conhecimentos dos candidatos que serão
necessários nos cargos ou testes psicológicos. Nem todas as empresas usam
essa segunda etapa, algumas não aplicam nenhum teste, outras não fazem
testes psicológicos, também é comum a não aplicação de testes de seleção paraalguns cargos executivos.
A próxima etapa são as entrevistas de seleção e realizadas pela área de recursos humanos, e visa averiguar a qualificação,
motivação e o potencial do candidato ao cargo, com base nos dados, obtidos
nessa entrevista poucos candidatos , geralmente dois,ou três passam para a
próxima etapa do processo seletivo, que é a entrevista na área requisitante, que denominamosentrevista técnica. Nesse sentido pode-se afirmar que o objetivo primordial do processo de recrutar e selecionar pessoas nas organizações é agregar talentos à empresa para que sua produção e produtividade sejam maximizadas com base em criatividade, inovação e adequação às novas exigências do mercado.
Podemos acreditar que o recrutamento e seleção é muito importante quando levado a sério, serianecessario mudar o processo seletivo de alguma empresa que deixa muito a desejar e fazer com que essa seleção seja coerente as novas exigências do cargo oferecido e não um cabide de emprego.
O candidato ao ser recrutado para o cargo, passa a ser remunerado e a receber os benefícios que são importantes, pois visam oferecer e proporcionar aos empregados e sua familia condiçoes de segurança eprevidencia em casos de emprevistos ou emergencia, repouso ou diversão , recreação, higiene mental ou lazer construtivo, gerando sentimento de conforto, segurança e de valorização aos mesmos, também a melhoria de qualidade de vida dos colaboradores, melhoria do clima organizacional, redução da rotação de pessoal e do absenteísmo, facilidade na atração e na manutenção de recursos humanos, aumento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • produção textual interdiciplinar individual
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL
  • produção textual interdiciplinar individual
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL
  • PRODUÇAO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL brinquedoteca
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL RELATOS DIFERENTES, UMA NARRATIVA:
  • produção textual interdiciplinar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!