Rh com enfase marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A GESTÃO DO ESTRESSE ORGANIZACIONAL.

INTRODUÇÃO.
O desgaste físico e emocional ao quais as pessoas são submetidas nas relações com o ambiente de trabalho é um fator muito significativo na determinação de transtornos de saúde relacionados ao estresse, como é o caso das depressões, ansiedade, transtorno de pânico, fobias e doenças psicogênicas
Geralmente, no ambiente de trabalho dasorganizações, os estímulos estressores são muito variados e em grande quantidade. Podemos experimentar ansiedade significativa diante de descontentamentos com os colegas, diante da sobrecarga de trabalho e da corrida contra o tempo, diante da insatisfação salarial ou da política de recursos humanos da empresa, entre outras, e, dependendo da pessoa, até mesmo com tarefas rotineiras de sua própria funçãodentro da empresa.
No presente trabalho falaremos dos fatores estressores no ambiente organizacional no âmbito da Gestão Pública, pois muitos pensam que os servidores públicos são revestidos de certos privilégios. Na verdade percebe-se hoje que muitos em sua maioria são condenados a terem um trabalho estressante, desgastante emocionalmente, rotineiro e com poucas chances de ascensão profissional efinanceira, os PCCS (Plano de Cargos carreiras e Salários) são insuficientes para dar conta de toda a demanda e dinamismo que a Gestão do RH comporta. Para ilustrar colocamos as Figuras abaixo, retiradas do portal do IFES.

Fonte: Ifes – acesso em 30/09/2011
Muitos fatores emocionais relacionados ao próprio emprego na atualidade contribuem para que a pessoa mantenha-se excessivamenteestressada: a sensação de instabilidade no emprego, a sensação de insuficiência profissional, a pressão para comprovação de eficiência, a impressão continuada de estar cometendo erros profissionais, a falta de visão sobre a relevância social do seu trabalho, a percepção de falta de reconhecimento de seus esforços, entre outros. Além disso, preocupações pessoais do funcionário não podem ser eliminadassimplesmente ao entrar no seu posto de trabalho. Fatos estes que muitas vezes inexistem na gestão Pública, mas que mesmo assim não deixa de ser estressante pelos motivos já citados, como a falta de desafios e valorização efetiva dos funcionários.
ESTRESSE E RESILIÊNCIA
O estresse é a alteração global de nosso organismo para adaptar-se a uma situação nova ou às mudanças de um modo geral. E cadaindividuo tem seu histórico, sua vida e suas percepções construídas sócio historicamente dentro do contexto onde está, e hoje na sociedade da informação, ou da circulação de muita informação, tem-se um outro fator que deve ser levado em consideração que é a resiliência, que pode ser definida como uma alta habilidade de retornar ao estado original, após um evento estressante, como define-se ma seguir.Segundo dicionário Aurélio, é a propriedade de pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de tal de formação elástica.
Falamos assim de dois opostos, da resiliência e do estresse, enquanto gestores devemos buscar os colaboradores mais resilientes e ao mesmo tempo não proporcionarmos fatores estressores negativos, tais como: humilhações,ameaças, cobranças, etc. e sim fatores estressores que levem ao crescimento, como: apresentar outros objetivos como gratificação moral pela tarefa, relevância social da mesma, além dos fatores reforçadores concretos como já citamos.
ESTRESSE E AS MUDANÇAS.
As mudanças estão em toda à parte: na tecnologia, na ciência, na medicina, no ambiente de trabalho, nas estruturas organizacionais, nos valores ecostumes sociais, na filosofia e até mesmo na religião. Há continuamente uma enorme solicitação de adaptação às pessoas em geral, tanto para os jovens como para os mais velhos.
As necessidades de mudanças podem ser comparadas a um ciclo vicioso; o momento presente está quase sempre exigindo mudanças, essas mudanças acabam trazendo novos problemas. Esses problemas despertam novas soluções, as...
tracking img