RH- CEDERAPIDO

952 palavras 4 páginas
SINOPSE DO CASO: Crederápido¹

Brunna Maria Araújo Ferro²
Adriana Araújo³

1. DESCRIÇÃO DO CASO

A Crederápido é uma empresa que começou a operar em 1985 no Rio de Janeiro, e seus primeiros serviços foram como subsidiária de uma grande empresa multinacional chamada Elecktros. Ela foi contratada pela multinacional, porque o banco Crediban (antecessor da Crederápido) não conseguia lidar com o alto volume de novos negócios da Elecktros.
Como um bom gestor, o presidente da Crederápido resolveu analisar os problemas do banco Crediban para não cometer os mesmos erros e aperfeiçoar o desenvolvimento de seu trabalho. Desta forma notou que as falhas estavam muito relacionadas ao método usado para divisão de tarefas estreitas e simples, pois a organização era extremamente departamentalizada. Havia um departamento para cada “mini tarefa”, o que gerava uma desordem, pois nenhum único funcionário tinha total domínio do serviço completo ao cliente.
Visando combater esse problema, Weinert (presidente Crederápido), resolveu contratar seus próprios funcionários e dar a eles total responsabilidade pelos seus clientes. Ou seja, a partir do momento que um funcionário atende um cliente, o mesmo passa a ser sua “propriedade”, e nenhum outro funcionário deverá atende-lo.
Em 1996, a Credirápido criou nove equipes entre nove a doze novos funcionários numa nova divisão que focava em clientes de “pequenos negócios”. Cada uma das esquipes ficou responsável pelas quatro principais funções do processo de leasing. As ligações dos clientes não seriam mais transferidas de departamento para departamento, já que cada funcionário seria responsável pelo seu cliente. A empresa também dividiu seu staff nacional e suas equipes de campo em cinco regiões e alocou duas ou três equipes para cada uma delas. Desta forma, as mesmas equipes trabalhariam sempre com as mesmas equipes de campo (de vendas), estabelecendo relacionamentos mais pessoais com eles e com seus clientes. Os membros das

Relacionados