RH - Adm de Recursos Humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro SócioEconômico
Departamento de Ciências da Administração
CAD 7138 – Administração de Recursos Humanos I
Professora: Cibele Barsalini Martins
Acadêmica: Joana Sens de Souza

Questionário referente às aulas dos dias 07 e 14 de julho

1) Como era a relação capital trabalho no início do Século XX?

A relação capital trabalho no início doséculo XX era simples e direta. Os trabalhadores eram contratados ou demitidos, conforme necessidade e utilidade para a empresa. Não havia seleção nem treinamento de pessoal. Com a imigração de europeus, iniciou-se um movimento trabalhista, devido ao elevado grau de instrução deles e politização que vivia o Brasil.

2) Reflita sobre os direitos trabalhistas definidos por Getúlio Vargas.Getúlio Vargas instituiu vários direitos aos trabalhadores na época com a criação da sua legislação trabalhista cujo objetivo consistia trazer o mínimo de reconhecimento aos serviços prestados pelos trabalhadores, como concessão de férias, aposentadorias e pensões. Esses novos direitos adquiridos por parte da classe trabalhista foram base para que o trabalhador tivesse um pouco mais de segurançapermitindo desenvolvimento. Eles passaram a sentir parte da organização, visto que a visão de objeto para a empresa havia “esfriado”, quer dizer, deixaram em segundo plano a visão de que seriam descartados caso a empresa determinasse que não eram mais úteis.

3) Quais são os principais impactos que a industrialização trouxe ao Brasil no período Juscelino Kubitschek (JK)?

Com a industrialização noBrasil, desenvolveram-se indústrias automobilísticas, siderúrgicas, petrolíferas, químicas e farmacêuticas. Foi o início da “Segunda onda” da economia industrial com planejamento do Parque Industrial do Brasil também.

4) Quais as principais transformações que essa nova realidade influenciou no comportamento dos trabalhadores?

Apesar de grande mudança no cenário nacional, os trabalhadorescontinuaram com suas reivindicações não atendidas. Criou-se, então, o cargo de Chefe de Pessoal, entretanto, não resultou em grandes mudanças à Administração de Recursos Humanos.

5) Qual a realidade atual da gestão de pessoas no seu ambiente de trabalho?

No meu atual ambiente de trabalho não existe uma significativa gestão de recursos humanos. A maior preocupação é manter um climaagradável, ambiente de bem-estar. Benefícios são oferecidos, mas ainda falta uma política de RH mais ativa, a fim de realmente oferecer um ambiente de trabalho mais voltado à gestão das pessoas.

6) Quais os processos de Gestão de Pessoas?

Gestão de Pessoas possui como processos: agregar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar as pessoas da organização.

7) Por que a empresa deve procuraracertar, desde o início, no processo de provisão de talentos?

As empresas são constituídas por pessoas. Assim, deve existir uma relação de benefício mútuo, ou seja, satisfatório à empresa e aos colaboradores. A fim de maximizar seus resultados, a empresa precisa esboçar claramente o perfil de trabalhador que necessita, tornando mais eficiente e eficaz a procura e relacionamento com oscolaboradores.

8) Os processos de provisão e desenvolvimento, se bem conduzidos, não contribuem para a manutenção? Reflita.

Com certeza contribuem, visto que um processo de provisão e desenvolvimento garantirá mais eficácia na busca de novos colaboradores, ou seja, estarão de acordo com os valores e objetivos que a empresa deseja alcançar. Um processo de desenvolvimento bem estruturado fará comque o trabalhador sinta-se valorizado e, assim, contribuirá mais facilmente para gerar resultados. A identificação do trabalhador com a instituição torna-se maior, causando impacto na manutenção dos colaboradores.





9) Por que o desenvolvimento humano passa a ser cada vez mais importante para as organizações?

Com a política de que as pessoas constituem as organizações, o...
tracking img