Rgestão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A atividade profissional do professor pode ser caracterizada como uma atividade de mediação não só entre o aluno e a cultura, mas também entre a escola, pais e alunos, Estado e comunidade, etc. Esse caráter de mediação (...) justifica os investimentos de organismos diversos na configuração de uma identidade do professor na sociedade. (GUIMARÃES, 2004, p. 32).

Introdução
O Estágio CurricularIII, Prática de Ensino em Gestão Escolar tem natureza como preparar o pedagogo para atuar como gestor em sua função, ele interpreta o papel do gestor na escola como a raiz de todo sucesso. Sendo uma exigência do curso de pedagogia, o estágio em gestão escolar complementa os demais atingindo uma amplitude de conhecimentos dentro da escola.
O Estágio Curricular III, Prática de Ensino em GestãoEscolar foi realizado na EMEF. Prof Damásio Ferreira dos Santos no período de 06 /06 a 05/08/2011.
O desenvolvimento do estágio foi bem diversificado com uma caracterização de todas as partes da gestão da escola, entrevista sobre aspectos gerais da gestão, foi observado cada item, o projeto foi desenvolvido e aplicado com grande sucesso tendo em vista respeitar os valores na escola. Na caracterizaçãoobservou-se muito a organização estrutural da gestão, na observação observou-se o comprometimento da gestora com a escola, na entrevista mostrou-se uma gestão competente, inovadora e com seus atributos em dia.

Desenvolvimento

A organização do trabalho em sociedade é uma ação social e política onde as práticas contraditórias organizam-se num trabalho de forma autoritária e para fazê-lo deforma democrática e participativa. No Brasil esta prática administrativa especialmente a gestão escolar continua num movimento vigente.
É importante destacar que o modelo de homem eficaz dentro da sociedade é o individuo destituído de qualquer qualificativo pessoal, o neoliberalismo condiciona os modos de pensar, sentir e agir do mundo.
A globalização num momento de internacionalização do mundocapitalista resultou em ações assegurando a emergência de um mercado eficaz.
Segundo Paro, citado por Fortuna:
No sentido restrito da administração, seu caráter contraditório foi reforçado pelo confronto dos interesses de classe no interior dos processos de trabalhos coletivo. O que vai definir o perfil de uma administração, se autoritária ou democrática se reiterativa e conservadora ou criativa eprogressista, será a qualificação de seus fins e a escolha dos processos utilizados.
Segundo a mesma autora que diz que a prática de uma gestão democrática:
A. Transparência da informações, dos contatos e das avaliações; debate e votação das decisões coletivas;
B. Normas de gestão regulamentadas e/ou legitimadas por maioria; coerência da gestão com o processo democrático mais amplo dasociedade;
C. Vigilância e controle da efetividade das ações.
A gestão na educação se torna responsável por garantir a qualidade da mesma.
O mecanismo de humanização e de formação dos cidadãos faz com que a gestão atue e necessite ser vista a partir dos contextos social, econômico, político, cultural e tecnológico.
Segundo Fortune:
Reafirma-se que a gestão é uma prática social e política, e, por isso,contraditória e parcial, podendo gerar formas autoritárias ou participativas. Por esse motivo, acredita-se em um crescente imbricamento entre a dimensão social e subjetiva, na construção das regras do jogo democrático e no exercício das praticas administrativas. Principalmente, porque já não se concebe mais a democracia como um produto acabado, mas como um processo em permanente construção,historicamente definido.
A gestão do mundo globalizado e a gestão educacional tem a necessidade de estar numa base com ideais formados, de tomadas decisões sobre formação de cidadãos aptos a dirigir o mundo e as instituições. Há uma mediação no contexto social que parte do ser que aprende, defende a liberdade dos seres humanos e segundo Bobbio:
Não importa o tanto que o individuo seja livre em...
tracking img