rfsvd

647 palavras 3 páginas
Quí... Curioso!
Experimento: Ovo Engarrafado.

Objetivos: Com este experimento, objetiva-se demonstrar a ação da pressão atmosférica sobre um sistema, pelo comportamento de um gás com a mudança de temperatura sofrida pelo meio.
Material utilizado: a- 1 ovo cozido b- 1 caixa de fósforos c- 1 frasco erlenmeyer de 250 mL; ou 1 garrafa de plástico* cujo gargalo tenha um diâmetro aproximado ao diâmetro do ovo. (*ver Cuidados no experimento)
Procedimentos experimentais:
1. Cozinhe o ovo por cerca de vinte minutos. Para a realização desse experimento é de extrema importância que o ovo esteja devidamente cozido. ESTA ETAPA DEVE SER
REALIZADA PREVIAMENTE, FORA DA SALA DE AULA.
2. Acenda cerca de quatro fósforos e coloque dentro do frasco erlenmeyer (*Atenção a esta etapa: se usar garrafa de plástico tome cuidado, pois envolve fogo). Mantenha os estudantes afastados. Não deverá haver nenhum material combustível próximo ao local.
3. Coloque o ovo descascado no gargalo da garrafa. O gargalo do frasco deve sustentar o ovo. No entanto, ele deve ter um diâmetro próximo ao maior diâmetro do ovo.
Apresentando o experimento:
Palavras-chave: pressão, temperatura e gases, ovo engarrafado.
A matéria pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, liquido ou gasoso.
O gás pode ocupar qualquer forma ou espaço e é conveniente imaginá-lo como um conjunto de moléculas (ou átomos) em movimento permanente e aleatório, com velocidades médias que aumentam quando a temperatura se eleva. Um gás se difere de um líquido e de um sólido pelo fato de ter suas moléculas muito separadas umas das outras. A pressão pode ser entendida como uma força aplicada em uma área. Quanto maior a força que atua em uma determinada área, maior a pressão exercida nessa área.
Quando um sistema possui uma pressão interna atuando com a mesma intensidade de força que a pressão externa (pressão do meio ou pressão atmosférica), diz-se que este sistema está em equilíbrio. Ao queimar, o

Relacionados