Rflexão fenomenologica do filme uma prova de amor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FENOMENOLOGIA EXISTENCIALISMO EM PSICOLOGIA

FILME/ UMA PROVA DE AMOR

A relação no mundo entre os entes. Uma família em relação, como milhares existentes no mundo.
O filme, Uma Prova de Amor, nos mostra através da historia, o sentido da família com a luta pela vida. Pai e mãe buscando a saída para a saúde de sua filha.
Heidegger diz que tudo com que nós nos deparamosem nosso mundo e que assume um sentido dentro dele... O sentido da vida para esta família. Heidegger diz respeito a modos de ocupação do homem de produzir, tratar e cuidar de alguma coisa, tudo em relação que constrói o meio do nosso ser no mundo.
A mãe Sara, representada por Cameron Diaz e o pai, Brian, representado por Jason Patrick, tentam de todas as maneiras, reverterem o quadro dadoença de Kate, sem sucesso. O médico de Kate assume a responsabilidade, deixando o lado ético, em aconselhar o casal a fazer uma fertilização in vitro para que a criança se torne uma doadora.
Com isso, o nascimento de Anna vem como uma chance de contribuição para o tratamento e a possível cura de sua irmã Kate. Anna, desde bebê passa a doar sangue, medula óssea e células para a irmã mais velha.Todo este processo não acaba sendo suficiente, pois Kate continuará com o mesmo estado clínico e, além disso, com o forte tratamento, seus órgãos, como um dos rins, ficam comprometidos, contribuindo para o agravamento da doença.
As doações sanguíneas de Anna não eram mais suficientes, um dos rins de Kate deixava de funcionar. Era preciso que fosse realizado um transplante renal, mais umaintervenção em Anna para a retirada de um dos seus rins.
Anna já era uma adolescente e não agüentava mais viver desta forma. Decide levar uma vida normal, o que a fez procurar um advogado, Dr. Campbell Alexandre, representado por Alec Baldwin. Inicia-se um processo jurídico contra seus próprios pais, onde é solicitada emancipação médica para Anna.
Anna como um ser-no-mundo totalmente emrelação, se depara com um futuro cheio de possibilidades. A questão das práticas e rotinas clínicas cercada de exames e mais exames cansaram e contribuíram para a atitude de Anna ao procurar ajuda.
A compreensão desta vivência para Anna, de sua relação com a família, contribuiu para sua atitude e escolha de não suportar mais este tipo de vida.
Sua mãe Sara, aterrorizada com esta iniciativa,passa questioná-la, discordando veemente de Anna não querer mais ajudar a irmã doente.
Sara, permanece em uma inautenticidade, pois não reconhece a diferença entre Anna e Kate, dentre tudo a diferença entre humanos, pois acredita que sua filha irá recuperar-se mesmo permanecendo em grave situação de acordo com a evolução da doença. Já Kate, em sua vivencia mais real com a grave patologia, vive acada dia de forma autêntica, com a consciência de sua morte.
Diante do imediatismo do fim, Kate, assume de vez a doença. Suas angústias estavam cada vez mais agudas por ordens químicas, sem ânimo, angústias com sentido já de experimento a caminho da morte, falta de vontade de viver, sair de casa e de se relacionar. Com os tratamentos quimioterápicos, Kate já debilitada raspa a cabeça e issocontribui para o seu desânimo e se fechar cada vez mais para o mundo.
Kate, vivenciando a doença e assim modificando-se e construindo uma nova história. Seu Dasein em uma nova história. Pre-sença em uma nova história. Seu ser-no-mundo continuando a se relacionar, com novas pessoas que fariam parte da sua nova vida, médicos, especialistas e pacientes que vivenciavam a mesma situação. Suanatureza humana vivia em um novo estado temporal, seus projetos seriam outros, seu estado de humor era cada vez mais imprevisível.
Com todos estes fatores, a priori, Kate tenta se afastar de todos. Sara sua mãe, assume junto à filha sua nova corporeidade, como se fosse uma nova identidade a se relacionar do seu ser-no-mundo-com-os-outros. Toda a família se une em lazer dando um novo sentido...
tracking img