Rfid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicação de RFID no Controle de Estoques
Redução de Perdas e Aumento da Acuracidade do Estoque


Este estudo visa à redução dos custos causados por diversos fatores ligados ao controle de estoque, dentre esses fatores podemos citar materiais separados ou armazenados erroneamente, erros de inspeção, recebimento, distribuição, etc.
Visando o aumento da acuracidade, as TAG’S devem resolver àgrande maioria desses problemas, impedindo os erros que possam ser cometidos no processo sujeitos a interferência humana.
Outro benefício desta implantação será o aumento significativo da velocidade nos processos do armazém e no inventário, reduzindo o tempo de inventário de tal modo que poderemos saber a real situação do estoque em tempo real.
A cadeia de suprimentos das empresas está no mundocompetitivo de hoje, ganhando muito foco e atenção dos executivos que, cada vez mais se preocupam em aumentar a eficiência e reduzir os custos da mesma. Esse grande desafio de redução dos custos aliado à necessidade de disponibilizar produtos no tempo certo e no local desejado, vem fazendo com que as empresas invistam pesado em novas tecnologias.
A globalização cada vez mais abre espaço para queas empresas possam participar e concorrer por mercados até então pouco explorados, é o caso das empresas especializadas em operações logísticas. As grandes corporações começaram a abrir suas portas para os especialistas em logística no final da década de 90, quando começaram a focar mais no core business, deixando as etapas secundárias do processo nas mãos de empresas segmentadas neste nicho demercado.
A tecnologia é algo de extrema importância dentro da cadeia de Supply Chain Management, no qual ganhou ainda mais destaque com o advento no mercado das chamadas etiquetas inteligentes. Essas etiquetas inteligentes utilizam à rádio freqüência para identificar produtos ou qualquer coisa que se queira identificar. Dessa forma, elas fazem parte de um outro grupo mais amplo de estudo chamado"Radio Frequency Identification" (Identificação por Rádio Freqüência), freqüentemente referido como RFID.
Apesar de ter funções muito parecidas com o código de barras (amplamente usado nos Centros de Distribuição (CD’s) de empresas) e ser considerada um avanço tecnológico, cada vez mais se comprovam que essas etiquetas inteligentes tendem a ser algo complementar ao código de barras, no entanto,algo que revolucionaria a gestão da cadeia de suprimentos, trazendo informações em tempo real.
Os operadores logísticos e as empresas que são os gestores especialistas na cadeia de suprimentos, têm como grande preocupação atender a seus clientes e aos clientes de seus clientes da melhor maneira possível, com pedidos entregues dentro do prazo acordado e “completo”, ou seja, atendendo ao conceitode OTIF “On time in full”. Dessa forma, a acuracidade dos estoques e a localização rápida e precisa dos produtos dentro das áreas de armazenagem é algo que deixou de ser apenas uma variante no processo e passou a ser um diferencial competitivo.
Este estudo de caso foi reestruturado a partir da necessidade de conhecer e entender onde poderá ser utilizada esta tecnologia dentro da cadeia desuprimentos e quais são as suas aplicabilidades dentro de um armazém, bem como, os benefícios que esta poderá trazer para a cadeia de suprimentos levando em consideração a relação custo benefício.
Atualmente, a tecnologia de identificação por rádio freqüência já esta muito difundida sendo amplamente utilizada no nosso dia-a-dia. Crachás de acesso em muitas empresas funcionam com RFID, vemos também o seufuncionamento em alarmes de carros, sistemas anti-furtos das lojas de departamento, em pacientes de hospitais, no sistema de pagamento automático de pedágios “Sem Parar”, entre diversos outros exemplos.
Cada etiqueta eletrônica contém um minúsculo chip dotado de memória é capaz de efetuar transmissões de rádio. Isso coloca o RFID na categoria das
Tecnologias “wireless”. O funcionamento da...
tracking img