Rfid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RFID – Radio frequency identification ( etiquetas eletrônicas )

O radio frequency identification ( RFID) ou identificação por radiofrequência. As RFIDs são também denominados etiquetas eletrônicas ou, ainda, smart tags ( etiquetas inteligentes) devido à capacidade de armazenar informações em um chip instalado em sua estrutura. Esta, na realidade, é uma das diferenças entre RFID e o código debarras, em sua modalidade como identificador, pois este tem a necessidade de acessar um banco de dados para coletar informações pertinentes aos produtos, insumos ou serviços que estão sendo movimentados.

O acesso às informações de uma RFID é feito aproximando a etiqueta a uma antena receptora de radiofrequência. Os leitores energizam a etiqueta, que responde transmitindo a identificação ou IDe os dados contidos em seu chip.

As etiquetas inteligentes podem ser implantadas, por exemplo, em paletes provenientes de uma manufatura e conter informações como datas de validade, origem, destino, tipos de produtos e quantidade consolidados no palete. Como a leitura é imediata, e com erros próximos de zero, há um incremento na velocidade dos processos de recebimentos, minimizando etapas nainserção do produto no estoque, reduzindo custos e aumentando a agilidade.

O palete passa entre dois leitores que energizam as etiquetas das caixas e do próprio palete, transmitindo as informações para o sistema de recebimento do armazém. A utilização da etiqueta inteligente dispensa a interação humana para a leitura, sendo o fluxo de entrada no centro de distribuição contínuo, o que otimiza otempo de registro e de entrada no estoque.

Em uma cadeia de suprimentos integrada, as notas fiscais são pré- cadastradas no sistema de estoque e enviadas por meio eletrônicos para conferência no recebimento da carga. Com o uso de etiquetas inteligentes a conferência é automatizada, minimizando ainda mais tempos e processos.

Segundo a Sun Microsystems ( WWW.sun.com) , a partir de janeiro de2005 a empresa varejista Wal- Mart passou a exigir que seus fornecedores implementassem o primeiro passo da adoção da RFID, com a utilização das etiquetas inteligentes nos paletes de todos os fornecedores remetidos para qualquer unidade Wal- Mart no mundo. A Wal- Mart está usando o electronic product code ( EPC) ou código eletrônico de produto, que é normatizado pela EPCglobal (WWW.epcglobal.org).

A EPCglobal é uma joint venture entre a EAN International e o Uniform Code Council, que fornece o suporte ao código EPC para indústrias de qualquer parte do globo. Garantindo a integridade de informações e a unidade de códigos. A estrutura de numeração fornecida pelo EPC possibilita gerar códigos para até 268 milhões de empresas, 16 milhões de produtos por empresa e até 68 bilhões denúmeros de série por produto.

No Brasil, existe um grupo formado pela Companhia Brasileira de Distribuição ( CBD) – holding dos supermercados Pão de Açúcar, Extra, Sendas e Compre Bem ( Grupo Pão de Açúcar) – Gillete, Procter & Gamble, CHEP- que é provedora de pooling de paletes e containers – e Accenture com o objetivo de adotar o RFID no país ( WWW.consumidormoderno.com.br ). A primeira fasedos estudos visa à adoção da etiqueta, por parte dos fornecedores, nos paletes que irão suprir os varejistas.

O padrão adotado pelo grupo a codificação foi o EPC, o mesmo do Wal – Mart, possibilitando que os códigos utilizados nas manufaturas brasileiras possam ser lidos em qualquer lugar do mundo. Os estudos visam analisar, a partir de experiências práticas, quais são as oportunidades e osimpactos gerados pela implantação do RFID na cadeira de suprimentos.

O primeiro estudo, realizado com mil paletes durante seis meses e encerrando em fevereiro de 2005, obteve resultados positivos, alcançando 97% de assertividade na leitura.

Outra vantagem observada nos estudos foi a eficácia do rastreamento de carga transportada entre o fornecedor e o varejista, que possibilitou agilizar...
tracking img